13.2 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  1:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Abe acaba de declarar estado de emergência em 7 províncias

O Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, explica a sua decisão de declarar o estado de emergência aos membros das Câmaras Baixa e Alta da Dieta.

Abe acaba de declarar estado de emergência em 7 províncias

O Primeiro-Ministro japonês, Shinzo Abe, explica a sua decisão de declarar o estado de emergência aos membros das Câmaras Baixa e Alta da Dieta.

O surto do coronavírus chinês levou o Governo a adotar novas medidas para Tóquio e seis outras províncias.

As medidas foram tomadas na medida em que a capital e outras grandes cidades japonesas registaram uma rápida propagação do coronavírus e um aumento do número de casos com vias de infecção desconhecidas.

No início da manhã desta terça-feira (7), um painel consultivo de peritos deu luz verde à Abe para declarar o estado de emergência.

Abe afirmou: “O Governo tomou conhecimento de que a rápida propagação do vírus a nível nacional é susceptível de ter um enorme impacto negativo nos meios de subsistência das pessoas e na economia do país. Decidi declarar o estado de emergência”.

Os receios de que o sistema de saúde do país possa ficar sobrecarregado estão aumentando.

A declaração abrangerá as seguintes províncias: Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka. Espera-se que esteja em vigor durante cerca de um mês.

Abe realizará uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) à noite para explicar como a vida das pessoas irá mudar e por que razão o país necessita de medidas mais rigorosas.

A Governadora de Tóquio, Koike Yuriko, exortou as pessoas a ficarem em casa.

“Gostaria de terminar esta luta no mais curto espaço de tempo possível”, disse Koike. “Peço a cooperação de todos os cidadãos”.

Os governadores das províncias indicadas poderão, por si só, adotar várias medidas independentes.

Koike afirmou que as pessoas serão autorizadas a sair para comprar alimentos e medicamentos, bem como a visitar hospitais quando a declaração estiver em vigor. Os transportes públicos continuarão a funcionar.

As empresas serão categorizadas em três grupos: as que fecharão, as que são solicitadas a fechar e as que são consideradas essenciais.

As pessoas em Osaka e Hyogo demonstraram sentimentos contraditórios sobre o fato de estarem sujeitas ao estado de emergência.

Um homem em Osaka disse: “Apesar da propagação da infecção, o governo tem sido relutante em declarar o estado de emergência. Sinto que é um pouco tarde”.

Uma mulher na cidade disse: “Sou uma nova funcionária e estou muito preocupada com o que vai acontecer no futuro”.

Um homem na cidade de Kobe disse: “Penso que é necessário declarar o estado de emergência. Gostaria, definitivamente, de cooperar”.