Koike pedirá a colaboração das províncias vizinhas
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, diz que pedirá aos governadores das quatro províncias vizinhas de Tóquio que cooperem para que os residentes evitem sair este fim de semana, para conter o surto do coronavírus chinês.
Koike disse aos repórteres nesta quinta-feira (26), que planeja realizar uma videoconferência com os governadores de Kanagawa, Saitama, Chiba e Yamanashi no final do dia. Ela disse que espera que os cinco governadores da área metropolitana de Tóquio sejam capazes de emitir um comunicado conjunto.
O apelo de emergência foi feito por Koike aos residentes de Tóquio na quarta-feira (25) à noite, exortando-os a evitar saídas não essenciais neste fim-de-semana e nas noites dos dias de semana. Ela disse que Tóquio está em um momento crítico, enfrentando o risco de uma propagação explosiva do coronavírus chinês, a menos que as pessoas tomem medidas agora.
Tóquio teve 41 novos casos na quarta-feira, o maior aumento em um dia que a cidade viu até agora.
Em resposta, o governador de Kanagawa, Yuji Kuroiwa, lançou um apelo de emergência ao povo da província, numa conferência de imprensa nesta quinta-feira (26) à tarde, exortando-os a evitar sair este fim-de-semana, a menos que seja essencial.
Ele disse que Kanagawa ainda não viu um rápido aumento nas infecções por coronavírus. Ele pediu às pessoas que evitassem espaços fechados e lotados, e que trabalhassem em casa o máximo possível. Ele acrescentou que deveriam considerar o cancelamento ou adiamento de grandes reuniões.
O governador de Chiba, Kensaku Morita, também realizou uma coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, para exortar o povo de Chiba a evitar viagens não essenciais a Tóquio neste fim de semana.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am