5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  6:44
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Índia começa o bloqueio a nível nacional

A Índia entrou em um bloqueio nacional que cobre todos os 1,3 bilhões de seus cidadãos. Durante três semanas, a partir desta quarta-feira (25), as pessoas são instadas a ficar em casa, exceto para saídas essenciais, como comprar comida ou ir ao hospital.

Índia começa o bloqueio a nível nacional

A Índia entrou em um bloqueio nacional que cobre todos os 1,3 bilhões de seus cidadãos. Durante três semanas, a partir desta quarta-feira (25), as pessoas são instadas a ficar em casa, exceto para saídas essenciais, como comprar comida ou ir ao hospital.

No primeiro dia em que a medida entrou em vigor, uma rua de compras, normalmente movimentada em Nova Deli estava vazia, com a maioria das lojas fechadas. As pessoas eram vistas fazendo comprando água ou mantimentos em algumas das poucas lojas em funcionamento.

As novas medidas seguem um forte aumento das infecções por coronavírus chinês nos últimos dias. A Índia tem agora 562 casos confirmados e nove mortes.

De acordo com Abhishek Dhulia da NHK World, em Nova Deli,
“A capital da Índia parece em grande parte deserta, com muito poucas pessoas e veículos nas ruas. Mas há muita polícia verificando se as pessoas têm uma razão válida para estar fora de casa”.

Até agora a Índia tem estado relativamente imune ao vírus chinês, em comparação com outros países. Mas há receios de que a situação possa ficar fora de controle se as limitações não forem impostas com rigor.

O Primeiro-Ministro Narendra Modi disse que, se o país não cumprir cuidadosamente o bloqueio de 21 dias, pode atrasá-lo em 21 anos. Ele disse que o distanciamento social é a única opção para a segunda nação mais populosa do mundo.

Além do seu enorme tamanho, o outro desafio da Índia é a sua pobre infraestrutura de saúde e a densidade populacional. As cidades estão abarrotadas de favelas e conjuntos habitacionais onde as condições de vida são abismais.

O governo anunciou um pacote financeiro de emergência de 2 bilhões de dólares para o setor de saúde, o que parece ser uma tentativa de ganhar mais tempo para lidar com a crise.

O bloqueio pode ser um enorme golpe, porque chega numa hora em que a economia da Índia já está enfrentando uma desaceleração. Todas as empresas já fecharam ou reduziram as suas operações e a produção sofreu um grande golpe.

Há preocupações de que o encerramento seja prolongado e possa levar à perda massiva de empregos. A economia da Índia é composta por um grande número de pequenas empresas privadas. Uma força-tarefa econômica foi anunciada pelo governo para trabalhar em um pacote de ajuda para os setores mais fortemente afetados.

Apesar do recente pico, o número de casos parece pequeno, dado o tamanho da população da Índia. Mas a escala e a intensidade dos danos econômicos a um país onde centenas de milhões de pessoas lutam para ganhar a vida se tornará mais clara nos próximos dias”.
*** Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) ***