Salada Nicoise

A salada Nicoise (Niçoise)  indiscutivelmente é uma das saladas mais conhecida do mundo. É servida em temperatura ambiente e ideal como entrada ou para acompanhar carnes frias.

Ingredientes:
Para o molho:
3 dentes de alho amassados
2 filés de anchovas, em conserva, escorridos (opcional), mas é muito bom
1 colher (sopa) de mostarda tipo Dijon
⅓ de xícara (75 ml) de vinagre ou suco de limão
1 xícara (250 ml) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para a salada:
600 a 700 g de batata pequena com casca
200 a 300 g de vagem
4 cenouras médias cortadas em tiras
2 latas de atum (113 g) cada, escorrido
1 cebola roxa paquena, cortada em cubinhos
3 a 4 colheres (sopa) de alcaparras lavadas e escorridas
4 colheres (sopa) de salsinha picada
4 ovos cozidos duros, descascados e cortados em fatias
4 a 5 tomates médios, maduros e firmes cortados em fatias
1 xícara de azeitonas pretas

Modo de Preparo:
Molho: em uma tigelinha, coloque o alho, a anchova, caso esteja usando,  a mostarda, o vinagre ou suco de limão e misture até a anchova se desmanchar. Despeje o azeite devagar, em fio firme, batendo vigorosamente com um batedor de mão para que o molho fique cremoso. Tempere com sal e pimenta preta a gosto. Deixe de lado.

Salada Nicoise

Salada: em uma panela grande com bastante água e sal a gosto, cozinhe as batatas até ficarem cozidas, mas firmes. Escorra e coloque-as em uma tigela grande; adicione ⅓ de xícara do molho. Misture com uma colher grande – as batatas absorvem mais molho quando estão quentes ou mornas. Reserve.

Salada Nicoise

Leve ao fogo uma panela média com bastante água e deixe ferver. Acrescente as vagens e cozinhe por 3 a 5 minutos, até ficarem cozidas, porém crocantes. Escorra e mergulhe-as em uma tigela com água gelada para parar o cozimento. Escorra novamente e reserve. Repita o mesmo processo com as cenouras. Tempere-os com 2 colheres (sopa) do molho.

Salada Nicoise

Montagem: coloque o atum, a cebola, as alcaparras e a salsinha sobre as batatas na tigela grande. Misture delicadamente. Acrescente a vagem, a cenoura, metade do molho e misture novamente com cuidado para não amassar as batatas. Transfira para uma travessa e, por cima, distribua os ovos, os tomates e as azeitonas. Bata rapidamente o molho restante, despeje-o sobre a salada e sirva em temperatura ambiente.

Salada Nicoise (7)

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Se usar batatas grandes, descasque-as e corte-as em 2 a 4 pedaços. O atum pode ser em conserva na água, no azeite, ou, então, use atum fresco grelhado. Tomilho fresco picado substitui a salsinha.

Dica: O molho pode ser preparado com vinagre de vinho branco ou tinto. Usei vinagre champanhe, para proporcionar um sabor especialmente suave.

Salada Nicoise