Madalenas

Madalenas ou Madeleines são pequenos bolos franceses em forma de concha com textura leve e delicada. São assadas na tradicional fôrma com o mesmo nome. Ficaram sendo famosas através do escritor Marcel Proust em sua novela “Em busca do tempo perdido” e tem sido o favorito acompanhamento para chás e cafés.

Ingredientes:
1 xícara (140 g) de farinha de trigo
¼ de xícara (50 g) de maisena
¼ de colher (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
2 ovos grandes e 2 gemas em temperatura ambiente
¾ de xícara (145 g) de açúcar peneirado
1 colher (chá) de essência de baunilha
½ colher (chá) de casca de laranja ralada
½ xícara (125 g) mais 2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria

Modo de Preparo:
Coloque a grade na parte alta e preaqueça do forno e preaqueça-o a 375°F (180°C). Unte com manteiga (veja dica) e polvilhe com farinha de trigo 24 forminhas próprias para madalenas. Sacuda para retirar o excesso. Em uma tigela média, peneire a farinha, a maisena, o fermento e o sal; misture e reserve.

Madalenas

Na tigela grande da batedeira, coloque os ovos inteiros, as gemas e o açúcar. Bata em velocidade média até formar um creme leve, fofo e dobrar de volume. Este processo é de aproximadamente 5 minutos. Acrescente a baunilha, a casca de laranja e bata por mais 1 minuto. Depois, aos poucos, adicione os ingredientes secos reservados e vá envolvendo levemente a massa com uma espátula sem fazer movimentos circulares. Junte a manteiga derretida e fria. Misture delicadamente.

Coloque aproximadamente 1 ½ colher (sopa) de massa no centro de cada forma, sem espalhar a superfície, deixando a massa acumulada no centro (isto dará a forma arredondada, clássica das madalenas). Leve para assar por 13 a 15 minutos ou até as bordas ficarem ligeiramente douradas e o centro estar macio. Retire do forno e deixe descansar por 1 a 2 minutos. Cuidadosamente desenforme as madalenas (bata o fundo da forma em uma superfície lisa e elas se soltarão facilmente) ou, se necessário, use uma faca para deslocá-las. Transfira para uma  vasilha aberta e deixe esfriarem completamente.

madalenas  (5)

Madalenas

Rendimento: 2 dúzias

Sugestão: É muito importante os ovos estarem em temperatura ambiente; se estiverem gelados, a massa não aumentará de volume.

Dica: Leve a manteiga ao fogo baixo e deixe derreter lentamente. Quando espumar, mexa até ficar levemente corada. Remova do fogo e deixe esfriar. No momento de usar, descarte a espuma formada na superfície. Retire 2 colheres (sopa) para untar as formas Você poderá usar um pincel próprio para culinária.

Madalenas

Madalenas