10.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  6:06
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aumentam os problemas à medida que as escolas fecham

Há preocupações e dúvidas sobre o plano do primeiro-ministro japonês de fechar as escolas do país para evitar a propagação do coronavírus.

Aumentam os problemas à medida que as escolas fecham

Há preocupações e dúvidas sobre o plano do primeiro-ministro japonês de fechar as escolas do país para evitar a propagação do coronavírus.

Mais de 12 milhões de estudantes poderão ser mantidos em casa a partir da próxima semana. Os pais se esforçam para descobrir o que fazer com seus filhos.

Na quinta-feira (27), o primeiro-ministro, Shinzo Abe pediu a todas as escolas primárias, secundárias e especiais que começassem suas férias de primavera a partir de segunda-feira, ao invés de no final de março. Isto, essencialmente, faz com que as escolas fiquem fechadas durante semanas.

Isso acontece quando os alunos estão terminando o ano letivo e pode causar impacto nos exames, além de deixá-los com menos horas de aula necessárias para completar seus estudos.

A chamada está tendo um impacto em todo o país. Alguns pais tinham opiniões contraditórias sobre a decisão do governo.

Uma mulher diz: “Eu tenho um emprego, então eu não sei o que vou fazer. Estou preocupada com a saúde do meu filho, mas ainda vai ser um problema parar de trabalhar de repente.”

Para compensar algumas dessas preocupações, o ministério da previdência social está pedindo que as creches permaneçam abertas para limitar o impacto aos pais.

A decisão de fechar ou não as escolas será deixada ao critério dos governos locais, como este especialista aponta.

O professor associado da Universidade de Nagoya, Ryo Uchida, diz: “Basicamente, os governos locais controlam a administração educacional. Eu quero que o governo central respeite o seu julgamento”.

Ele diz que fechar escolas pode ser eficaz na prevenção da propagação da infecção, mas pode ser necessário mais tempo para se preparar para paralisações generalizadas.