Primeiro-ministro Shinzo Abe encontra-se com Rei Salmam da Arábia Saudita

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse ao rei saudita, Salman bin Abdulaziz, que o Japão fará todos os esforços diplomáticos que puder para estabilizar a situação no Oriente Médio.

Image © (Imagem Referencial / via NHK World) Jan/2020

Primeiro-ministro Shinzo Abe encontra-se com Rei Salmam da Arábia Saudita

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse ao rei saudita, Salmam bin Abdulaziz, que o Japão fará todos os esforços diplomáticos que puder para estabilizar a situação no Oriente Médio.

Abe também explicou que o envio de aviões da Força de Auto-Defesa do Japão e de um contratorpedeiro para a região tem como objetivo reunir informações para garantir a segurança dos navios com vínculos com o Japão.

Os dois líderes se encontraram em um palácio na capital saudita, Riade, neste domingo (12). Foi a sua terceira cúpula e a primeira desde Março de 2017.

No início das conversações, o rei Salman disse estar contente pela cooperação entre as duas nações ter sido reforçada em vários campos.

O rei disse esperar que as parcerias estratégicas bilaterais se aprofundem na energia e em muitas outras áreas.

Abe disse que 2020 é um ano histórico, já que a Arábia Saudita sediará a cúpula do Grupo dos 20 em Riad e o Japão realizará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio.

Os dois líderes concordaram em trabalhar juntos para que esses eventos sejam um sucesso.

Abe elogiou os esforços de reforma da Arábia Saudita, chamando-os de necessários para estabilizar o Oriente Médio. Ele delineou sua posição de apoiar totalmente os programas de reforma, acelerando a cooperação em uma ampla gama de campos, além da energia.

Com o Rei descreveu o Japão como um parceiro importante na promoção da agenda de reformas, os líderes concordaram em continuar a melhorar a cooperação bilateral.