Pentágono: Irã lançou mísseis contra duas bases norte-americanas
O Departamento de Defesa dos EUA informa que o Irã lançou mais de uma dúzia de mísseis balísticos contra as forças militares e de coalizão dos EUA no Iraque.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (7), o departamento disse que o ataque ocorreu aproximadamente às 17h30min de terça-feira, horário do leste. Era 1:30 da manhã de quarta-feira, hora local iraquiana.
A declaração dizia ser claro que os mísseis foram lançados a partir do Irã e visavam pelo menos duas bases militares iraquianas que hospedam militares norte-americanos e pessoal da coalizão no al-Asad e Arbil.
O departamento está agora a trabalhar na avaliação inicial dos danos e a tomar as medidas necessárias para proteger e defender o pessoal dos EUA, parceiros e aliados na região.
A televisão estatal do Irã informou que a Guarda Revolucionária Islâmica do país atacou a base do al-Asad com múltiplos mísseis. Acrescentou que o nome da operação era “Martyr Soleimani”.
Os militares dos EUA mataram o comandante militar máximo do Irão, Qassem Soleimani, em Bagda, na semana passada, agindo sob ordens do Presidente Donald Trump.
Na terça-feira, o presidente iraniano Hassan Rouhani disse que haverá vingança pelo ato hostil dos EUA.
Trump disse, na terça-feira, que “estamos totalmente preparados” para possíveis ataques iranianos.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am