Hospital Santa Cruz realiza check-up e acompanhamento médico das vítimas da bomba atômica que vivem no Brasil

Os hibakushas – sobreviventes das bombas de Hiroshima e Nagasaki – realizaram o check-up anual no HSC pelo 15º ano, em parceria com a Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil e com subsídio do governo japonês.

Durante o mês de outubro, o Hospital Santa Cruz (HSC) realizou o check-up anual aos sobreviventes das bombas atômicas (chamados de hibakusha em japonês), que ocorre desde 2004. De acordo com nova parceria firmada com o governo japonês, em março de 2019, o tratamento médico após o check-up também passa a ser custeado pelo Japão, para promover e acompanhar a saúde desses pacientes no HSC.

Após 10 anos do término da Segunda Guerra Mundial, a busca e o cadastro dos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki teve início, já que houve o reconhecimento por parte das autoridades japonesas das inúmeras consequências negativas que a radiação atômica provocava às pessoas que haviam sido expostas. Iniciou-se, portanto, o acompanhamento médico em centros especiais no Japão, o qual foi autorizado a ser feito pelo Hospital Santa Cruz desde 2004, devido à dificuldade dos pacientes enfrentarem longas viagens até o Japão para realização do acompanhamento de saúde.

De acordo com Yuli Fujimura, coordenadora do check-up da Instituição, o novo acordo amplia os cuidados aos que vivem no Brasil. “Agora, com o tratamento estendido, eles farão o monitoramento e terão atendimento médico-hospitalar também no Hospital Santa Cruz, proporcionando ainda mais satisfação e amparo”, destaca.

O HSC realiza o check-up em parceria com a Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil, que contempla exames laboratoriais, ginecológicos, raio-X, ultrassom de abdômen, endoscopia, entre outros.

De acordo com o Dr. Julio Yamano, diretor técnico e cardiologista do Hospital Santa Cruz, a iniciativa reafirma o objetivo da construção da Instituição há 80 anos. “A história do HSC está diretamente ligada à chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil no início do século XX. Estes colonos passaram a sofrer com doenças tropicais e não tinham assistência médica, além da dificuldade de comunicação no idioma português e de adaptação às condições locais. Por isso, surgiu a ideia de organizar uma campanha de arrecadação de fundos junto à comunidade japonesa para construir o Hospital Santa Cruz. Ao oferecermos o acompanhamento médico aos hibakushas, confirmamos a parceria entre Brasil e Japão e a promoção da saúde”, afirma.

Anualmente, o governo japonês convida dois profissionais da área médica do Hospital Santa Cruz para realizarem treinamentos nas províncias de Hiroshima e Nagasaki, sobre novas técnicas de atendimento às vítimas de catástrofes, o que já proporcionou a capacitação de mais de 20 médicos do HSC. A cada dois anos, representantes e médicos do Japão viajam ao Brasil para supervisionar os procedimentos de check-up aos sobreviventes, o que deve ocorrer em 2020.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Site: http://www.hospitalsantacruz.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/santacruzhosp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-santa-cruz
Instagram: https://www.instagram.com/santacruzhosp


Mais informações para a imprensa:
Tarcila Zonaro
tarcilazonaro@a4eholofote.com.br
a4&holofote comunicação
Rua Cônego Eugênio Leite 884
05414-001
São Paulo SP
+55 11 3897 4122