6.3 C
Kóka
quarta-feira, 2024/04/17  3:54
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump considera a ação militar da Turquia “uma má ideia”

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que seu país "não endossa" a ofensiva militar turca no norte da Síria e "deixou claro" ao país que a operação é "uma má idéia".

Trump considera a ação militar da Turquia “uma má ideia”

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que seu país “não endossa” a ofensiva militar turca no norte da Síria e “deixou claro” ao país que a operação é “uma má idéia”.

Trump emitiu uma declaração nesta quarta-feira (9), depois que a Turquia lançou a operação. Diz que a Turquia “invadiu” a Síria.

Ele também disse que “não há soldados norte-americanos na área”, e que ele não queria lutar “essas guerras sem fim e sem sentido – especialmente aquelas que não beneficiam os Estados Unidos”.

Ele observou que a Turquia se comprometeu a proteger civis e minorias religiosas, e garantir que nenhuma crise humanitária ocorra. Apelou à Turquia para que cumpra esse compromisso.

Trump havia indicado aprovação tácita para a operação. Mas isso suscitou fortes críticas de que ele estava traindo as forças curdas, que ajudaram os Estados Unidos a combater o terrorismo.

Observadores dizem que Trump está agora tentando se distanciar da ação militar turca.