Militares chefes do Japão, EUA e Coreia do Sul se reúnem na América do Norte
Segundo a NHK, os chefes das forças armadas dos EUA e da Coreia do Sul e das Forças de Auto-Defesa do Japão realizaram conversações trilaterais. Foi a primeira reunião deste tipo desde que a Coreia do Sul decidiu pôr fim a um pacto de compartilhamento de informações com o Japão.
Fontes dizem que o Chefe do Estado-Maior da SDF do Japão, General Koji Yamazaki, o Chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, General Mark Milley, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, General Park Han-ki, reuniram-se nesta terça-feira (1) no Departamento de Defesa dos EUA.
Os oficiais japoneses e sul-coreanos participaram da cerimônia de posse de Milley na segunda-feira.
Os detalhes das conversações não são conhecidos, mas acredita-se que Milley tenha sublinhado a importância da cooperação trilateral de segurança para lidar com a Coreia do Norte e a China.
Acredita-se que Milley tenha apelado ao Japão e à Coreia do Sul para que consertassem os laços que azedaram por questões da guerra e comerciais.
Seul notificou Tóquio, em agosto, que estava terminando o Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, que expirará em novembro.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am