JMA emite aviso de emergência no mais alto nível

A Agência de Meteorologia do Japão - Japan Meteorological Agency - JMA, emitiu alertas de emergência de chuvas fortes de mais alto nível às 15:30 hs de sábado para Tóquio e outras 6 províncias do centro e leste do Japão.

Image © (Imagem referencial / via NHK World) Oct/2019

JMA emite aviso de emergência no mais alto nível

A Agência de Meteorologia do Japão – Japan Meteorological Agency – JMA, emitiu alertas de emergência de chuvas fortes de mais alto nível às 15:30 hs de sábado para Tóquio e outras 6 províncias do centro e leste do Japão.

As áreas designadas são: Província de Shizuoka, Província de Kanagawa, Tóquio, Província de Saitama, Província de Gunma, Província de Yamanashi e Província de Nagano.

As autoridades aconselham as pessoas a tomarem todas as precauções necessárias para proteger suas vidas, devendo permanecerem em edificações sólidas nas proximidades ou em andares mais altos, evitando qualquer desnível, caso seja perigoso ir às instalações de emergência.

A agência disse que o tufão Hagibis trouxe fortes chuvas para as áreas de Kanto e Tokai.

Uma chuva recorde de 700 milímetros caiu na cidade de Hakone, na província de Kanagawa, durante 48 horas, até às 15h00.

A agência prevê chuvas de 600 milímetros para a região de Tokai, 500 milímetros para Hokuriku e 400 milímetros para Tohoku e Kanto-Koshin durante 24 horas até domingo ao meio-dia.

Espera-se também que Hagibis traga ventos violentos para algumas áreas. Uma velocidade máxima do vento de 162 quilômetros por hora está prevista para Tokai e Kanto, e 126 quilômetros por hora para Tohoku.

A agência informa que, a partir das 16 horas, o Hagibis estava se deslocando para o norte-nordeste, acima de 100 km da costa sudoeste de Shimoda, na província de Shizuoka, a uma velocidade de 30 km por hora.

Com ventos de até 162 quilômetros por hora em seu centro e com rajadas de até 216 quilômetros por hora.