Tufão Faxai deverá chegar na região de Kanto

Autoridades japonesas informam que o tufão Faxai deverá chegar à região de Kanto, que inclui Tóquio e a província de Shizuoka, até segunda-feira ao meio-dia.

Image © (Imagem referencial / via NHK World) Sep/2019

Tufão Faxai deverá chegar na região de Kanto

Autoridades japonesas informam que o tufão Faxai deverá chegar à região de Kanto, que inclui Tóquio e a província de Shizuoka, até segunda-feira ao meio-dia.

Estava sobre oceano, a 130 quilômetros ao sul da Ilha Hachijo, nas Ilhas Izu, ao meio-dia deste domingo (8). Está se movendo para noroeste, a uma velocidade de 30 quilômetros por hora.

Tem uma pressão atmosférica de 960 hectopascal em seu centro, e está com ventos de até 144 quilômetros por hora e rajadas de até 216 quilômetros por hora.

Ventos de mais de 90 km/hora por hora estão dentro de um raio de 90 quilômetros de seu centro.

Espera-se que Faxai se mova para o norte, próximo das Ilhas Izu, aproximando-se da região de Kanto e da Prefeitura de Shizuoka, de domingo à noite até segunda-feira ao meio-dia.

As autoridades meteorológicas advertem que os ventos e a chuva se intensificam rapidamente à medida que o tufão se aproxima.

Ventos fortes são esperados nas ilhas Izu, na região de Kanto, na província de Shizuoka e na região de Tohoku.

Os ventos de até 144 km/h são esperados durante a segunda-feira na região de Kanto, na província de Shizuoka e nas ilhas Izu e 108 km/h na região de Tohoku.

São esperadas ondas de até 10 metros perto das ilhas Izu, 9 metros na região de Kanto e província de Shizuoka e 7 metros na região de Tohoku.

Chuvas torrenciais locais, de mais de 80 milímetros por hora, podem cair até o início da manhã de segunda-feira.

Durante as 24 horas até segunda-feira ao meio-dia, uma precipitação de 300 milímetros pode ser esperada em algumas áreas das regiões de Kanto, Koshin e Shizuoka, e 200 milímetros nas ilhas Izu.

As autoridades meteorológicas alertam as pessoas no caminho do tufão para se prepararem para chuvas e ventos fortes e ondas altas, pedido a população que esteja pronta para a evacuação, se necessário.