6.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  3:59
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Osaka preparada para receber a Cúpula do G20

Banheiros especiais com descarga rápida, rap da vovó e o fechamento de bordéis: Osaka está determinada a se pintar da melhor maneira possível para a cúpula dos líderes do G20 que começa nesta sexta-feira (28).

Osaka preparada para receber a Cúpula do G20

Banheiros especiais com descarga rápida, rap da vovó e o fechamento de bordéis: Osaka está determinada a se pintar da melhor maneira possível para a cúpula dos líderes do G20 que começa nesta sexta-feira (28).

Com uma grande agenda que inclui o comércio global e focos geopolíticos como o Irã e a Coreia do Norte, os anfitriões estão empenhados em que os líderes mundiais não sejam apanhados de surpresa nas famosas casas de banho japonesas.

Apresentando o que há de mais moderno em tecnologia de vasos sanitários e reduzindo o tempo de abastecimento da caixa d´água de um minuto para 20 segundos, reduzindo também o uso de água com a parte ambiental da agenda do G20.

Os residentes da segunda maior cidade do Japão estão orgulhosos da sua reputação de serem francos e de terem um sentido de humor ácido, em contraste com o resto do país, frequentemente visto como tímido, demasiado educado e cauteloso.

E para dar as boas-vindas aos líderes, um grupo “ídol” local de cantoras conhecidas como “Obachaaan” – cujos membros são mulheres em sua maioria na casa dos 70 anos – lançou um vídeo de rap para mostrar as atrações, iguarias e cultura locais.

Restaurantes na área estão oferecendo pratos com o tema G20, como o “takoyaki”, uma iguaria exclusiva de Osaka que apresenta pedaços de polvo frito picado em massa.

Para agradar a alguns dos cerca de 30 mil funcionários e jornalistas de todo o mundo, alguns restaurantes estão pulverizando essas bolas de polvo com guarnições das nações do G20 – caviar para a Rússia e molho para churrasco para os Estados Unidos, por exemplo.

Até mesmo as profissionais do sexo decidiram fazer a sua parte, voluntariando-se para fechar todos os bordéis da área, pela primeira vez desde o funeral do imperador Hirohito, em 1989.

Red light.jpg
Profissionais do sexo em Osaka decidiram dar sua contribuição para a cúpula do G20, voluntariando-se para fechar todas as portas dos bordéis da região. / Reprodução / via APF

Todos os 159 estabelecimentos no tradicional bairro vermelho de Tobita-Shinchi permanecerão fechados durante o evento global, em uma tentativa de oferecer uma imagem limpa e chique do G20.

“Queríamos apoiar o G20 à nossa maneira”, disse o chefe da associação de moradores, que pediu para não ser identificado.

Apresentar a melhor cara de Osaka é do interesse de longo prazo da cidade, que se prepara para sediar a Expo 2025, além de tentar atrair um cassino internacional para a área, ele disse à AFP.

“Isso pode não trazer um benefício direto para nós. Mas se isso, de alguma forma contribuir para Osaka como um todo, trará benefícios em algum lugar. Tenho certeza disso”, disse o chefe da associação.

Os negócios fecharão durante a cúpula na sexta-feira e no sábado, mas os estabelecimentos já haviam baixado as cortinas brancas padronizadas para evitar que os visitantes se ofendam com o que está dentro.

Quanto ao governo, ele não está deixando nada ao acaso, mesmo com o Japão praticamente livre de crimes violentos e sem as atrocidades terroristas que têm atingido muitas nações nos últimos anos.

Cerca de 32.000 policiais e 60 navios da guarda costeira com mais de 1.000 policiais foram destacados para defender a região e o local da Intex Osaka na ilha onde os líderes do G20 se encontrarão.

Homens rã da polícia patrulharão os fossos do Castelo de Osaka, parte do qual permanecerá fechado durante a cúpula.

As autoridades bloquearam estradas e advertiram sobre atrasos de “grande escala e longa duração” durante a cúpula, pedindo aos locais que usem o mínimo possível de carros, para aliviar o esperado congestionamento.

As crianças ficaram felizes porque cerca de 700 escolas serão fechadas na quinta e sexta-feira, enquanto o transporte público também será reduzido, com armários e caixas de lixo bloqueados nas estações de trem e metrô, até mesmo em Tóquio.

As autoridades proibiram qualquer uso de drones na área e os serviços de entrega locais já estão se desculpando, antecipadamente, pelos atrasos.

“Esta será a maior cúpula que o Japão já sediou”, disse o Secretário Chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, às autoridades locais e ao pessoal de segurança designado para guardar o centro de conferências Intex Osaka, onde os líderes do G20 se reunirão. “É de suma importância a segurança, tanto em terra como no mar.