EUA adicionam 68 afiliados da Huawei à lista negra

O Departamento de Comércio dos EUA colocou a Huawei Technologies, da China, e suas afiliadas em sua lista negra.

Image © (Logo da gigante tecnológica da China, Huawei / Reprodução / via Nikkei Asian Review) May/2019

EUA adicionam 68 afiliados da Huawei à lista negra

O Departamento de Comércio dos EUA colocou a Huawei Technologies, da China, e suas afiliadas em sua lista negra.

No início desta semana, o Departamento proibiu as empresas norte-americanas de venderem componentes eletrônicos para a Huawei, sem a aprovação do governo. As 68 afiliadas, agora cobertas, incluem entidades regionais em mais de duas dúzias de países, incluindo o Japão.

As empresas norte-americanas são impedidas de fazer negócios com empresas na Lista de Entidades sem aprovação específica. O último movimento segue-se a uma decisão significativa anunciada na quarta-feira (15).

O Departamento de Comércio disse que a Huawei está envolvida em atividades que são contrárias à segurança nacional dos EUA.

As autoridades disseram que qualquer pedido para fazer negócios com a Huawei ou outros na lista será rejeitado, em princípio.

Espera-se que as decisões do Departamento dificultem a aquisição de semicondutores e outras peças eletrônicas feitas por empresas americanas.

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, expressou preocupação com o possível impacto sobre as empresas japonesas.

Além disso, como as cadeias de fornecimento globais são, agora, muito complexas, as empresas japonesas devem estar preparadas para algum tipo de impacto, que pode ser direto ou indireto.

A administração Trump parece ter a intenção de aumentar sua pressão sobre a Huawei à medida que o conflito comercial com a China continua a aumentar.