A franja tem relação com o intelecto, emoções e intuição, entenda o que um corte com franja pode influenciar no seu comportamento, além de compor o seu visual.

Foto Bloguesia por Taiara Desirée. Franja e Comportamento.

O tema é profundo e bastante personalizado, pois cada ser humano possui características próprias, traços únicos, desejos e necessidades particulares. Sendo assim, a análise e orientação de corte variam caso a caso. Porém, através desse post, vou explicar de maneira geral como a franja pode influenciar na imagem e comportamento pessoal.

Primeiro, é preciso destacar que a base científica para essa explicação é o Visagismo Philip Hallawell. De acordo com Philip, o nosso rosto é dividido por terços e cinco regiões que representam partes da nossa personalidade. Cada área do rosto e suas respectivas feições têm significados que estão relacionados ao processo mental da imagem.

Já fiz post no Bloguesia sobre o rosto e as feições. e você verá que a região da testa [terço superior] está ligada ao intelecto e à maneira como lidamos com os nossos pensamentos. Mas o que a franja tem a ver com isso? É justamente o que explicarei a seguir.

Imagem: Livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza. Philip Hallawell. 2 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. p. 156

 

COMO A FRANJA AFETA A SUA IMAGEM E COMPORTAMENTO?

Sendo a região da testa responsável pela maneira como a gente lida com o nosso pensamento e imaginação, qualquer interferência nessa região implicará em “reações” nesta área do nosso comportamento.

Conforme Philip Hallawell explica em seu livro Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza [p. 157], quando cobrimos a testa com uma franja, lenço, chapéu ou de qualquer forma, estamos cobrindo o nosso intelecto, isso não significa deixar de ser inteligente, mas que passamos a agir mais pela intuição do que pela razão.

Deixamos um pouco de lado o pensamento racional e lógico para dar mais espaço à percepção mais intuitiva, ou seja, passamos a nos apoiar nos nossos sentimentos e não na razão. Sendo assim, de alguma maneira isso pode afetar o nosso comportamento, que está diretamente ligado à maneira como pensamos.

É importante destacar que o corte de cabelo não muda a personalidade, mas impacta a nossa autoestima e, consequentemente, reverbera no nosso comportamento. Isso explica o motivo de gostarmos muito de alguns cortes e não nos sentirmos bem com outros. Isso nada mais é do que o efeito emocional da linguagem visual.

Foto Bloguesia por Taiara Desirée. Franja e Comportamento.

A TESTA

Como visto acima, a testa está ligada ao intelecto, isso não quer dizer que a pessoa é mais ou menos inteligente, mas sim, como ela lida com o seu pensamento, ou seja, se tem o pensamento mais rápido, lógico e prático, se é mais pensativa, intuitiva e tem muita imaginação, criatividade e por aí vai.

Cada formato de testa representa um modo de pensar e cobri-la com uma franja ou mesmo com uma faixa, tiara, chapéu, turbante, etc. fará com que a pessoa deixe um pouco o pensamento racional/lógico de lado e passe a usar mais o seu lado intuitivo.

Isso é muito bom para quem deseja usar mais a intuição, para quem trabalha com processos criativos e deseja se desprender do lado racional. Lembrando que as linhas formadas pela franja e/ou acessórios também influenciarão neste aspecto. Veja na figura abaixo o que cada linha representa.

 Imagem: Instagram @hallawellphilip

Os símbolos arquetípicos [linhas, formas, cores] presentes em qualquer imagem transmitem e provocam sensações e emoções, mesmo antes de pensarmos racionalmente sobre a imagem. Esses símbolos estão presentes em toda e qualquer imagem, até mesmo na pessoal, através das linhas e formas do nosso rosto, do corte de cabelo, dos pelos faciais, das roupas, acessórios, etc.

Por isso, antes de realizar um corte de cabelo ou seguir o “modelo da moda”, pense se ele irá lhe afetar positivamente, pois nossa imagem reflete muito sobre nós e afeta o nosso comportamento. Caso se interesse mais sobre o assunto recomendo a leitura desse livro que já publiquei no Bloguesia Book Club.

 

DESIGN PESSOAL

Design Pessoal é um método que criei para ajudar o ser humano na construção da imagem pessoal com harmonia e estética, mas, também, com ética, saúde e sustentabilidade, baseando-se no Visagismo Philip Hallawell, nas Dimensões do Design Para Sustentabilidade e nos Princípios Éticos do Veganismo, além de outras teorias e conceitos que desenvolvi.

Tem dúvidas sobre o que o seu rosto e imagem revelam sobre você? Deseja se conhecer profundamente e expressar o melhor de si? O Design Pessoal pode lhe ajudar nesse processo.

Acesse www.designpessoal.com para saber mais e, claro, sinta-se a vontade para deixar a sua mensagem por e-mail, WhatsApp ou no Chat online, será um prazer lhe responder.

Um super beijo e até mais!

Taiara Desirée

Artigo anteriorBrasil: Temer é transferido para batalhão da PM em São Paulo
Próximo artigoChina inicia testes no maior aeroporto do mundo
Taiara Desirée
Taiara Desirée é Fashion Blogger, premiada como Youtuber-Blogger do Ano pela ABI-Internacional no Press Award USA 2018. É Advogada, Pós-graduada em Direito Ambiental e Membro das Comissões de Direito da Moda e de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional PB. Trabalhou como Assessora Jurídica da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, no MPPB. Morou em Miami e Nova Iorque e, ao retornar para o Brasil, decidiu empreender, trabalhando em seus projetos. Foi na área da moda e estilo que encontrou a sua realização profissional e aplica os princípios da sustentabilidade na sua atuação, disseminando uma moda com propósito e o consumo consciente. ​ Formada em Visagismo pelo Phillip Hallawell, é Colunista e Apresentadora de Moda e Estilo em rádio, sites e jornais no Brasil, Japão, USA, Canadá e Reino Unido. Fundadora do Bloguesia, um blog sobre moda, beleza e estilo de vida que existe há quase 1 década e conta com mais de 4 milhões de visualizações pelo mundo. É empresária, palestrante de imagem, estilo e empoderamento pessoal, Jornalista e Membro da Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior. Segue fazendo diversos cursos em múltiplas áreas, assim como nas áreas de moda, imagem e estilo, atuando em projetos neste segmento, entre eles, é idealizadora do Design Pessoal. Quer ficar por dentro de tudo? É só favoritar o Bloguesia e também seguir nas redes sociais!