Japão participa de desfile naval na China

A China realizou um desfile militar internacional para marcar o 70º aniversário de fundação da marinha do país.

Image © (Imagem referencial / via SCMP) Apr/2019

Japão participa de desfile naval na China

A China realizou um desfile militar internacional para marcar o 70º aniversário de fundação da marinha do país.

O desfile foi realizada nesta terça-feira (23), nas águas da cidade portuária de Qingdao, na província de Shandong.

O presidente Xi Jinping, a bordo de um destróier, deu um sinal para iniciar o desfile marítimo. Aviões de combate e bombardeiros sobrevoaram 32 embarcações chinesas.

Os navios incluíam o único porta-aviões ativo da China, o Liaoning. Um destróier Tipo 055, um dos maiores do seu tipo na Ásia, também fez uma aparição, equipado com um sistema de radar de alto desempenho.

Embarcações de 13 nações, incluindo Japão, Rússia, Índia e Coreia do Sul, também participaram.

O destróier Suzutsuki é o primeiro navio japonês da Força de Autodefesa Marítima a ser enviado para a China em sete anos e meio.

Sessenta e um países enviaram delegações navais. O Chefe do Estado Maior da MSDF, Almirante Hiroshi Yamamura, representou o Japão.

Xi os encontrou antes do desfile. Ele disse que as nações devem reforçar a confiança mútua, aprofundar a cooperação naval prática e buscar uma abordagem mutuamente benéfica para a segurança marítima.

Embora a China tenha manifestado disposição para a cooperação internacional, há crescente cautela em relação aos avanços marítimos e à expansão militar no mar do Sul da China .

Os Estados Unidos não enviaram uma delegação para o desfile.