4.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  5:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

TEPCO irá parar de injetar água no reator de Fukushima

O operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi planeja interromper, temporariamente, a injeção de água em um de seus reatores danificados, para testar o resfriamento de detritos de combustível.

TEPCO irá parar de injetar água no reator de Fukushima.

O operador da usina nuclear de Fukushima Daiichi planeja interromper, temporariamente, a injeção de água em um de seus reatores danificados, para testar o resfriamento de detritos de combustível.

A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou que conduzirá o teste, de 7 horas, no reator número 2 em março do próximo ano.

A unidade é uma das três na instalação de 6 reatores que sofreu um colapso após o terremoto e tsunami de março de 2011. Os reatores danificados contêm uma mistura de combustível nuclear fundido em partes estruturais.

Os funcionários da TEPCO informam que as injeções de água mantêm a temperatura estável nos 3 reatores em torno de 30 graus Celsius.

O experimento planejado visa verificar como os detritos estão sendo resfriados. Será a primeira vez que a água deixara de ser injetada no reator desde que foram estabilizadas após o acidente.

A avaliação da TEPCO diz que a temperatura do reator aumentaria em cerca de 5 graus por hora se as injeções fossem interrompidas por acidente. Mas diz que a elevação será limitada a cerca de 0,2 graus por hora quando a radiação de calor natural é levada em consideração.

Os funcionários da TEPCO dizem que começarão a reduzir as injeções de água em cerca de metade a 1,5 toneladas por hora por cerca de uma semana, em janeiro, antes de interrompê-las completamente em março, após verificar os resultados.

O TEPCO estima que a paralisação de 7 horas pode aumentar a temperatura do reator em cerca de 1,4 graus, mas diz que as injeções de água serão retomadas se a temperatura subir mais de 15 graus.

Funcionários da empresa dizem que querem avaliar as mudanças na temperatura para que possam usar os dados em futuros casos de emergência, incluindo terremotos e tsunamis.