2.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  1:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo toma contramedidas sobre a mudança da Base Aérea de Futenma

O Ministério da Defesa do Japão tomou medidas legais para retomar os trabalhos de transferência de uma base militar dos EUA na província de Okinawa, no sudoeste do Japão.

Governo toma contramedidas sobre a mudança da Base Aérea de Futenma.

O Ministério da Defesa do Japão tomou medidas legais para retomar os trabalhos de transferência de uma base militar dos EUA na província de Okinawa, no sudoeste do Japão.

O ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, disse a repórteres nesta quarta-feira (17), que a medida visa remover os perigos impostos pela Estação Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais dos EUA em uma área residencial, densamente povoada.

Iwaya acrescentou que o governo central explicará, detalhadamente, o assunto para a população de Okinawa.

O Japão e os Estados Unidos concordaram em transferir a base da cidade de Ginowan, densamente povoada, para um distrito menos populoso na cidade de Nago, também em Okinawa.

Mas, em agosto, a prefeitura revogou uma licença de aterro para o novo local, alegando problemas para proteger o meio ambiente, honrando os desejos do ex-governador de Okinawa, Takeshi Onaga, que morreu de câncer naquele mês.

O trabalho de aterro já foi suspenso.

Na quarta-feira, o ministério apresentou ao ministro da terra e da infra-estrutura um pedido de liminar para suspender, temporariamente, a revogação da permissão. Também apresentou ao ministro um pedido de revisão do assunto, com o objetivo de anular a revogação. Ambas as movimentações são baseadas no ato administrativo de revisão de reclamações.

O ministério da terra e da infraestrutura planeja ouvir as opiniões pública antes de tomar a decisão. O ministério diz que espera retomar os trabalhos do aterro depois que a revogação for suspensa.