5.7 C
Kóka
quarta-feira, 2024/04/17  6:05
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pentágono suspende programa de intercâmbio militar com Coreia do Sul

Os militares norte-americanos "suspenderão indefinidamente" dois programas de intercâmbio naval com os militares sul-coreanos, programados anteriormente e que contemplavam exercícios conjuntos. A mudança parece ser mais uma indicação do progresso no diálogo entre as duas Coreias e os EUA.

Pentágono suspende programa de intercâmbio militar com Coreia do Sul.

Os militares norte-americanos “suspenderão indefinidamente” dois programas de intercâmbio naval com os militares sul-coreanos, programados anteriormente e que contemplavam exercícios conjuntos. A mudança parece ser mais uma indicação do progresso no diálogo entre as duas Coreias e os EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu encerrar “jogos de guerra” ao se reunir com o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

O Pentágono anunciou anteriormente o cancelamento dos exercícios militares Ulchi Freedom Guardian de 2018. O Departamento de Defesa dos EUA deu um passo além ao anunciar que esses exercícios também seriam suspensos nos próximos anos até novo aviso, de acordo com um comunicado divulgado na sexta-feira à noite.

Segundo o órgão, essas decisões foram tomadas para “apoiar a implementação dos resultados da Cúpula de Singapura” entre Trump e Kim Jong-un, ocorrida em 12 de junho.

O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e o general Joe Dunford, presidente do Comando Conjunto dos EUA, se reuniram com o conselheiro de segurança nacional John Bolton na sexta-feira para discutir os “esforços para implementar os resultados da Cúpula de Singapura entre o presidente Trump e o presidente Kim”, disse a porta-voz do Pentágono, Dana White.