4.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  4:21
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Guatemala: número de mortos sobe para 38 e forte terremoto atinge a costa do país

Um terremoto de magnitude 5,2 atingiu a costa da Guatemala. O evento sísmico ocorre apenas algumas horas após a erupção do Vulcão de Fuego, no país, que matou 38 pessoas e obrigou milhares de pessoas a evacuarem de suas casas.

Guatemala: número de mortos sobe para 38 e forte terremoto atinge a costa do país.

Um terremoto de magnitude 5,2 atingiu a costa da Guatemala. O evento sísmico ocorre apenas algumas horas após a erupção do Vulcão de Fuego, no país, que matou 38 pessoas e obrigou milhares de pessoas a evacuarem de suas casas.

O terremoto foi registrado a 105 quilômetros ao sul de Champerico, um distrito ao longo da costa sudoeste da Guatemala, de acordo com o US Geological Survey. Com o epicentro do terremoto no mar e perto de uma trincheira oceânica conhecida como limite da placa da América Central, não está imediatamente claro se algum dano foi causado a casas ou infraestrutura em terra.

O terremoto ocorre enquanto se ouvem explosões vindas do vulcão de Fuego, durante todo o dia desta segunda-feira (4), cobrindo as comunidades locais de rochas vulcânicas e cinzas. Pelo menos 38 pessoas já morreram na maior erupção do local, desde a década de 1970.

O incidente levou o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, a anunciar um Estado de Emergência.

“Temos 1.200 pessoas fazendo trabalhos de resgate”, disse Morales à mídia na segunda-feira. “Mais uma vez, pedimos a todas as pessoas que não compartilhem informações falsas. Não especule porque isso só complica mais a situação ”.

Em uma atualização, na segunda-feira (4), a agência meteorológica do país informou que várias explosões moderadas e fortes ocorreram na montanha, fazendo com que as cinzas subissem mais de 15 mil pés (4.600 metros) no ar.

Embora a atividade no vulcão tenha diminuído desde o domingo, a agência alertou para fluxos de gás e material vulcânico em ravinas próximas à montanha. A atividade sísmica também aumenta o potencial para a instabilidade do solo na área.

Mais de 1,7 milhão de pessoas foram afetadas pelo desastre, com 3.265 forçados a fugir de suas casas, segundo a agência nacional de desastres Conred.

Tanto militares quanto policiais foram recrutados para procurar sobreviventes da erupções.