13.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  2:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Abe encontra-se com familiares de sequestrados pela Coreia do Norte

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, sugeriu aos parentes dos sequestrados pela Coreia do Norte décadas atrás que ele explorará a possibilidade de uma cúpula entre o Japão e o Norte, para resolver o problema.

Abe encontra-se com familiares de sequestrados pela Coreia do Norte.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, sugeriu aos parentes dos sequestrados pela Coreia do Norte décadas atrás que ele explorará a possibilidade de uma cúpula entre o Japão e o Norte, para resolver o problema.

Abe encontrou-se com os parentes em Tóquio nesta quinta-feira (14). Eles estavam Shigeo Iizuka, o chefe do grupo de famílias dos sequestrados, e Sakie Yokota, a mãe de Megumi Yokota.

Abe disse que está determinado a resolver a questão dos sequestros, já que o Japão deverá enfrentar a Coreia do Norte, depois a primeira cúpula entre os EUA e o Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ter levantado a questão dos sequestros quando se encontrou com o ditador norte-coreano Kim Jong Un em Singapura nesta terça-feira (12).

Abe disse que a cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte foi significativa, pois Kim prometeu trabalhar para a completa desnuclearização da Península Coreana, disse também que acredita que tenha sido um passo em direção à paz e estabilidade no nordeste da Ásia.

O primeiro-ministro também disse que a cúpula proporcionou uma oportunidade para o Japão negociar com a Coreia do Norte diretamente, a partir de agora.

Abe disse que, se uma cúpula Japão-Coreia do Norte for realizada, a questão dos sequestros deve avançar para uma solução. Ele disse que adotará essa postura ao lidar com o problema.

Iizuka respondeu que os membros das famílias estavam satisfeitos com a questão levantada naquela importante reunião, e o próximo desafio é como obter resultados definitivos rapidamente.

Ele pediu a Abe para visitar a Coreia do Norte, para chegar a uma solução final depois que Pyongyang prometer devolver os sequestrados japoneses.

Sakie Yokota disse que, olhando ao longo dos anos, ela sente que um grande movimento histórico está ocorrendo.

Ela disse que a única coisa que as famílias desejam é que todos os sequestrados voltem ao Japão, sãos e salvos.