Lona na Lua: O amor e dedicação de Zeca Novais na arte de realizar sonhos.

Lona na Lua é uma associação cultural e social sem fins lucrativos, que tem como objetivo proporcionar cultura e arte inclusiva para a população das periferias dos municípios de Rio Bonito e Silva Jardim, no Rio de Janeiro, através de atividades nas áreas do Teatro, Dança, Música e Circo. O fundador do projeto Zeca Novais (32) que sonhava em ser ator desde a adolescência, participou em 2007 do concurso “Casal Malhação” no programa “Caldeirão do Huck”, disputando um papel na novela teen Malhação. Ele foi um dos escolhido entre os 21 mil candidatos inscritos, sendo eliminado na semifinal. O vencedor foi Caio Castro.Do fracasso pessoal por não conseguir concretizar o sonho de ser ator, nasce o desejo de trilhar outros caminhos, onde descobre a sua real missão aqui na terra… realizar o sonho de crianças e jovens carentes através da arte, e foi assim que nasceu o projeto Lona na Lua. No início do projeto, tudo o que havia era uma tenda de 3x3m meio rasgada e muita vontade de vencer.

Em 2015, Zeca Novais participou do quadro “Um por todos e todos por um” do programa Caldeirão do Huck e teve a sede do Lona na Lua reformada. Desde 2009, mais de 2.000 crianças e adolescentes passaram pelo projeto. O resultado são histórias bem sucedidas, jovens batalhadores, conscientes de seus direitos e deveres e artistas da vida. Visando promover a transformação sociocultural e socioeducativa e ser referência pelos resultados assertivos de sua metodologia artística e de educação, aplicadas nas gerações formadas no projeto. A missão do projeto é contribuir com o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes através de um modelo de arte inclusiva, e estimular o surgimento de jovens críticos e conscientes, apresentando a eles valores éticos dentro do exercício diário de cidadania num ambiente valorizando a: Solidariedade, Honestidade de Propósito, Inovação e Determinação. Todas as oficinas são gratuitas para crianças e adolescentes até 18 anos de idade, de escolas públicas, privadas e centros de educação especial de Rio Bonito e região.

O Lona na Lua é um movimento que luta pela transformação das injustiças sociais.
Hoje, a metodologia utilizada pelo Lona na Lua é destaque em todo o território nacional.
A equipe segue em busca da expansão do projeto, armando outras Lonas em outras cidades, e assim levar a linguagem Lona na Lua para os quatro cantos do país.

Oficinas e projetos: Cenografia e figurino – oficina com o objetivo de despertar e desenvolver a capacidade do loneiro para trabalhos manuais direcionados a construção dos cenários e figurinos teatrais que serão utilizados nos espetáculos do Lona na Lua.

Circo: Os principais objetivos são a compreensão, avaliação e organização dos princípios norteadores da arte circense. São apresentados aos alunos os princípios das artes da acrobacia e malabares, onde eles passam a ter os primeiros contatos com instrumentos como claves, bolinhas e pernas de pau.

Cinema: Na oficina de cinema os alunos mergulham nas técnicas de produção que envolvem a magia da Sétima Arte, aprendendo sobre posicionamento e enquadramento de câmera, fotografia cinematográfica e edição de curtas e longas metragens.

Dança: As aulas tem como objetivo a pesquisa corporal para criação e aplicação da Dança em espetáculos dramáticos. Com isso, o foco é o domínio artístico do corpo e a gramática do movimento. O aluno é estimulado a utilizar de maneira criativa as dinâmicas da ação e ao despertar de novas formas de relação com o corpo e o espaço cênico.

Escrita criativa e roteiro: As oficinas de escrita dão ao aluno as ferramentas e, principalmente, a confiança necessária para desenvolver e entender o processo de criação de obras escritas, sejam elas ficcionais ou não.

Teatro: Através das oficinas de Teatro, o Lona na Lua oferece pesquisa sobre construção de personagem, tendo como foco a compreensão do processo do ator, o estudo sobre relações entre ação interna e externa e a ampliação de conhecimentos dos instrumentos de expressão cênica. Dentro do processo, o aprendiz recebe orientações sobre estudo de texto, posicionamento de palco, palavra e oratória, de modo a trabalhar habilidades que serão úteis para além dos palcos.

Em Rio Bonito há a oficina de Roteiro, voltada para uma escrita mais técnica. Em Silva Jardim, há a de Escrita Criativa, que busca soltar a imaginação dos loneiros buscando colocar no papel novas histórias.

Música: São abordados vários segmentos da música, como a voz falada, a introdução e conhecimento dos instrumentos musicais, além de gravações em estúdio e introdução à produção fonográfica, oferecendo aos alunos uma visão ampla e cheia de possibilidades dentro do universo musical.

Projeto escola: O Lona na Lua oferece espetáculos infantis e infanto-juvenis integrados ao currículo escolar, tornando a ida ao Espaço Cultural Lona na Lua uma vivência cultural. O PROJETO ESCOLA contribui diretamente com a sustentabilidade das atividades do Lona na Lua, beneficiando não somente os alunos e educadores, como ao projeto social e cultural.

Tem por objetivo vincular a escola, local de aprendizagem, ao Lona na Lua, local onde o lúdico e a imaginação tomam forma, estreitando um vínculo entre o aprender se divertindo; entre educação e cultura.
A equipe do Lona na Lua visita as escolas periodicamente, informando o cronograma de apresentações e fazendo os agendamentos.

Cineclube: A relação do ator e cineasta Selton Mello com o Lona na Lua começa no palco do Caldeirão do Huck em fevereiro de 2016. Pouco mais de cinco meses após o primeiro encontro e entusiasmado com o Lona, Selton presenteou o espaço com um equipamento completo de cinema, dando início ao CINECLUBE SELTON MELLO.

Desde então, muitos filmes foram exibidos e o cineclube é hoje um grande aliado como ferramenta cultural no aprendizado dos loneiros.

Reconhecimentos conquistados pelo projeto Lona na Lua:

Prêmio Rio Sociocultural 2011 (A Associação Cultural e Social Lona na Lua marca presença entre as dez ações detentoras do Selo Rio Sociocultural) – Medalha Carlos Cordeiro 2012 (Honraria Concedida pela Câmara de Vereadores de Rio Bonito-RJ ao idealizador do Lona na Lua, Zeca Novais, pelos relevantes serviços prestados em nome da cultura de Rio Bonito).

Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2014 (Lona na Lua foi indicado o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro)- Selo Favela Criativa 2015 (O Lona na Lua) – Diploma Heloneida Studart de Cultura 2016 (Honraria concedida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio) – Medalha do Mérito Legislativo 2017 (Honraria Concedida pela Câmara Municipal de Silva Jardim-RJ
pelo impacto sociocultural) – Medalha Padre Thomas Pieters 2017 (Honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Tanguá ao Lona na Lua pelos relevantes serviços prestados em toda a região).

fonte: https://www.lonanalua.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/lonanaluaoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/zecanovaisoficial/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCevBQ2bkByRoayzK5N43AkA/featured

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)