2.4 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  2:13
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA estão prontos para novo ataque à Síria, diz embaixadora na ONU

EUA estão prontos para novo ataque à Síria, diz embaixadora na ONU.

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, garantiu neste sábado que o país está pronto para realizar um novo ataque contra a Síria, horas após um bombardeio contra instalações de produção de armas químicas.

“Estamos confiantes de que enfraquecemos o programa de armas químicas da Síria. Estamos preparados para sustentar essa pressão, se o regime sírio for tolo o suficiente para testar nossa vontade”, disse ela.

“Se o regime sírio usar esse gás venenoso novamente, os Estados Unidos estão prontos [para um novo ataque]”, continuou Haley.

A embaixadora dos EUA mencionou que a Rússia vetou, por seis ocasiões, resoluções pelo banimento de armas químicas, e acusou Moscou de promover uma campanha de desinformação sobre a atual situação do conflito sírio.

Haley destacou ainda que a operação de ataque contra instalações sírias foi cuidadosamente planejada para evitar ao máximo as baixas civis, e que isso só foi adotado depois da diplomacia ter recebido “uma chance após outra”, sem sucesso.

A diplomata reafirmou que o presidente sírio Bashar Assad é o responsável pelo ataque com armas químicas, há uma semana, em Douma e que a operação realizada por EUA, Reino Unido e França visou poupar a população síria do uso de tais armas.