Torta de ricota com pesto.

Com o molho pesto, podemos fazer muitos pratos. Nesta receita ele é a cobertura desta deliciosa torta de ricota com fatias de tomate.

Massa:
1 ½ xícara (235 g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
¼ de xícara (60 g) de manteiga gelada, cortada em pedacinhos
3 colheres (sopa) de gordura vegetal gelada, cortada em pedacinhos
3 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Recheio:
2 tomates médios maduros
Sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de cebola picada
450 g de ricota amassada
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher (chá) de mostarda
1 pitada de noz-moscada ralada
Sal e pimenta-do-reino moída

Pesto:
1 ½ xícara de folhas frescas de manjericão (bem apertadas na xícara)
¼ de xícara de pinoli  
2 a 3 dentes de alho
½ xícara de queijo parmesão ralado
¼ de xícara (60 ml) de azeite
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Massa: Em uma tigela grande, junte a farinha e o sal: adicione a manteiga, a gordura vegetal e misture até formar uma farofa granulosa. Aos poucos, acrescente a água até obter uma massa úmida; transfira-a para uma superfície polvilhada com farinha de trigo e, com a palma da mão, amasse-a várias vezes; forme uma bola e achate-a como um disco. Embrulhe com filme plástico e leve para gelar por 1 hora ou de um dia para o outro.

Preaqueça o forno a 350°F (180°C). Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e forre o fundo e a lateral de uma forma baixa de 25 cm de diâmetro, de fundo removível. Cubra com papel impermeável e coloque grãos de feijão cru, para que não se formem bolhas de ar. Asse por 10 minutos ou até a massa ficar firme. Retire o papel e os feijões. Continue assando por mais 15 minutos ou até a massa começar a dourar. Retire do forno, mas não o desligue.

Recheio: corte os tomates em fatias finas e descarte as sementes. Distribua as fatias numa peneira e deixe drenar. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga com o azeite, adicione a cebola e cozinhe em fogo baixo, até ficar macia, mexendo sempre. Deixe amornar.

Em uma tigela grande, misture bem a ricota, os ovos, a mostarda e a cebola cozida. Acrescente a noz-moscada e tempere a gosto com o sal e a pimenta moída. Espalhe este recheio sobre a massa. Seque as fatias de tomate (use papel toalha ou um pano de prato limpo) e distribua-as sobre o recheio. Leve ao forno e asse por 25 a 30 minutos ou até que, enfiando uma faca, ela saia limpa.

Pesto: No liquidificador ou processador, coloque o manjericão, o pinoli e o alho. Junte o queijo e, com o aparelho ainda em movimento, acrescente o azeite, caindo em fio. Se necessário, tempere com sal. Espalhe-o sobre o recheio e asse por mais 5 minutos. Deixe esfriar ligeiramente. Decore a gosto e sirva morna ou em temperatura ambiente.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: O pinoli pode ser substituído por nozes e o tomate fresco por tomate seco picado.

Dica: Prepare o pesto com antecedência e guarde na geladeira em vasilha bem fechada.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)