Sylvia Thereza: O talento da pianista brasileira radicada na Bélgica.

Sylvia Thereza (36), pianista brasileira radicada na Bélgica, nasceu no Rio de Janeiro, onde iniciou seus estudos musicais aos três anos de idade, improvisando com seu pai. Ela logo chamou a atenção do métier musical no Brasil e mais tarde continuou seus estudos com grandes figuras da tradição pianística sul-americana: Maria da Penha, discípula de Marguerite Long, Guiomar Novaes e Jozef Turczynski; E Myrian Dauelsberg, discípula de Vlado Perlemuter e Heitor Villa-Lobos. Seu talento chamou a atenção nos EUA, onde foi patrocinada para estudar com a pianista russa Bella Davidovich, em New York, e mais tarde na Bélgica, com Alan Weiss no programa de mestrado da Universidade de Leuven. Preciosos apoios vieram também de Nelson Freire, Earl Wild e Sergio Tiempo. Sua arte tem sido amplamente reconhecida pelo público em geral e pelos críticos de música, bem como por grandes músicos do cenário internacional, como: Maria João Pires, Nelson Freire e Teresa Berganza, entre outros.

Sylvia Thereza tem atuado desde os seis anos de idade como solista, músico de câmara e recitalista em toda a Europa, Américas, Oriente Médio, Coreia do Sul e Japão. Thereza defende uma maneira de experimentar a arte em que a generosidade desempenha um papel de extrema importância e onde a experiência artística também desempenha uma missão à serviço social. Esta filosofia levou-a a dedicar seu tempo tanto para se apresentar nos teatros mais prestigiados em todo o mundo, bem como em algumas das comunidades mais desfavorecidas do globo.Vencedora de 12 concursos de piano, entre os quais Nelson Freire Competition, 2004, Sylvia é regularmente convidada para tocar em muitos Festivais e Orquestras, como a Orquestra Juvenil da Filadélfia, a Orquestra Sinfônica de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra de Câmara do Kremlin, Brussels Philharmonic, entre outros. Entusiasmada musicista de câmara, toca regularmente também com Maria João Pires e com o violinista russo Michael Taits.

Como parte de seu compromisso social e filosofia musical, Sylvia desenvolveu um projeto pioneiro chamado Música dá Futuro, que introduziu a música clássica em todo Brasil para mais de 12.000 crianças que vivem nas condições sociais mais desfavorecidas, trabalho que teve a atriz Malu Mader como madrinha e o apoio do Ministério da Cultura, devido sua importância. Sylvia conheceu a atriz quando foi sua dublê musical na novela Eterna Magia (TV Globo). Apresentando um repertório onde tocava Chopin, Beethoven, lotava ginásios com um público de 600, 700 crianças, abordando assuntos  relacionados a filosofia, arte, música.Sylvia, desde muito cedo, para além da cena de concerto, sentiu a necessidade de desenvolver uma metodologia especial que reunisse tanto a profundidade filosófica, experimentação lúdica e o lado resiliente da arte, combinando a visão artística de Villa-Lobos, Kodály e Gramani. Esta abordagem à vida e à arte a aproximou muito da internacionalmente aclamada pianista Maria João Pires, que a abraçou como sua protegida. Depois de ensinar Sylvia Thereza por vários anos, e compartilhar o palco em muitos países ao redor do mundo, Maria João Pires convidou-a para se tornar sua professora assistente numa das escolas de música de maior prestígio internacional: a Chapelle de Musicale Reine Elisabeth na Bélgica, cargo que ocupou de 2012 a 2016.
Co-fundadora da ASBL Uaná – Associação para Les Arts, na Bélgica, organização que visa trazer a música para crianças e adolescentes em desvantagem social e psicológica, reunindo grandes nomes do mundo musical internacional para este compromisso – através de educação musical, inclusão social, concertos e gravações.

Sylvia teve grandes ícones da música clássica como parceiros, entre eles o violinista russo Misha Taits, que foi spalla da Moscow Chamber Orchestra ao lado de Rudolf Barshai por mais de 25 anos. Sylvia e Taits tocaram diversos recitais reunindo algumas das obras mais importantes do repertório para piano e violino. Eles pretendem registrar essa parceria em um disco que já está em fase de pré-produção pelo selo belga Uana Records.Sylvia Thereza é uma artista muito respeitada e admirada, tendo sua arte amplamente reconhecida por vários ícones, recebendo dos mesmos várias críticas positivas sobre seu extraordinário talento. Abaixo algumas:

“Fiquei profundamente impressionada com a sensibilidade e a personalidade muito particular desta jovem pianista que me emocionou profundamente e me atrevo a prever uma brilhante carreira graças a todas as suas grandes qualidades artísticas” – Teresa Berganza (Mezzo-soprano espanhola, considerada uma das maiores de todos os tempos).“Aqui está alguém que é extremamente talentoso! Raramente na minha vida encontrei alguém com tantas qualidades humanas e artísticas “- Maria João Pires (Pianista portuguesa, naturalizada brasileira).

Poucas vezes na minha vida encontrei alguém que reunisse todas as qualidades que ela possui: grande talento musical, grande inspiração, energia, capacidade de trabalho, espirito de análise e instinto musical seguro! Alia também a rara capacidade de ser uma extraordinária pianista e ao mesmo tempo uma professora de grande competência.”(Maria João Pires)“Dona de um pianismo raro, extremamente entusiástica, séria, e possuindora de um temperamento muito singular. Sua presença no palco nos cativa.” – Nelson Freire (Pianista brasileiro reconhecido internacionalmente).

“Ela é uma musicista dedicada, uma esplêndida pianista! Tem uma rara habilidade pianística e grande personalidade. “- Earl Wild (Pianista americano conhecido por suas transcrições de jazz e música clássica. Earl faleceu em 2010).

“O que Sylvia Thereza toca tem o carimbo, paixão e sensibilidade de sua personalidade verdadeiramente única … Um dos artistas mais notáveis que eu já tive o privilégio de ensinar.” – Alan Weiss.

Facebook: https://www.facebook.com/sylviatherezapianist/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)