A imagem do seu rosto deve estar em sintonia com a pessoa que você é no seu íntimo, revelando as suas qualidades e valores, esse equilíbrio é essencial para a saúde mental, física e emocional.

Como diz o Philip Hallawell em seu livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza, “o aspecto mais importante, na construção da imagem pessoal, é a relação do rosto com o senso de identidade, que cada pessoa tem de si. Ao se olhar no espelho, você diz que se vê, não que vê seu rosto. Seu rosto é você; para você mesmo e para os outros. Nós reconhecemos as pessoas, principalmente, pelo rosto. As outras características, como andar, os gestos, ou a fala, são muito menos importantes que o rosto no reconhecimento de uma pessoa.” 

Mas “além de reconhecer alguém pelo rosto, fisicamente, reconhecemos quem ela é e atribuímos valores ao rosto. Se você se lembrar de alguém agora, aparecerá uma imagem do rosto dela imediatamente e, talvez, a imagem do seu corpo e de seus gestos. Também associará sensações sobre ela a essas imagens; sensações positivas de simpatia, de admiração, de prazer ou de alegria, ou negativas, de antipatia, de rejeição, ou de desprezo. Mesmo se não conhecer pessoalmente a pessoa, por exemplo, se lembrar-se de um ator famoso, terá as mesmas sensações.”

Ao falar de identidade, o Philip Hallawell, refere-se a que o rosto expressa do seu ser, que é algo muito mais profundo do que o simples reconhecimento físico.

Isso explica porque nós simpatizamos muito mais com algumas pessoas do que com outras, pois os traços, as linhas e formas do rosto delas nos trazem sensações melhores do que os de outras pessoas, isso explica também o porquê de os gostos serem tão diferentes. Tendemos a gostar daquilo que agrada aos nossos olhos e cada indivíduo tem uma percepção diferente, de acordo com o seu temperamento.

Apesar de fundamental, essa questão é raramente discutida na área da beleza e por isso decidi fazer esse post.

De acordo com o Philip, “o estilo, corte, penteado e cor do cabelo, as formas dos cachos, a maquiagem, o formato das sobrancelhas e os pelos faciais interagem com o formato do rosto e das feições, a cor da pele e as proporções do rosto, resultando numa imagem que pode ser muito diferente da imagem do rosto de cara lavada e cabelo puxado para trás.

É a imagem final que define a identidade da pessoa. Por isso é muito importante que essa imagem esteja em sintonia com quem a pessoa sinta que é no seu íntimo e que expresse suas qualidade e valores.”

Isso explica porque muitas vezes não nos sentimos bem com um determinado penteado, maquiagem, cor de batom, ou até mesmo com alguns acessórios que não “combinam” com o que somos.

Por isso que “o equilíbrio entre a imagem do rosto e a imagem interna que tem de si é essencial para a saúde mental, emocional e física da pessoa e eleva a sua autoestima e autoconfiança.”

E isso nos mostra o porquê da nossa imagem influenciar no nosso comportamento, o porquê de ficarmos tímidos quando não estamos nos sentindo bem com a nossa imagem, com o penteado, corte ou cor de cabelo, com uma determinada roupa que não nos favorece; e o porquê de nos sentirmos autoconfiantes quando estamos “de bem” com a nossa imagem.

“A imagem interior não tem contornos muito precisos e é, geralmente, muito vaga, mas ligada a sensações fortes e às qualidades que a pessoa crê que tem. Por isso é tão importante para nós se olhar no espelho e dizer “Isso sou eu”. É o que o Philip chama de “momento mágico do encontro da imagem exterior com a imagem interior, quando essa se materializa numa forma precisa”.

Lembrando que todo ser humano “muda” ao longo da sua vida, embora sua essência seja sempre a mesma, os seus gostos, valores e preferências vão mudando com o amadurecimento e isso se reflete na sua imagem. O importante é que essa imagem represente ‘o que você deseja expressar nessa fase da sua vida’.

Foi exatamente isso que fiz. E como você pode ver nas fotos ao longo do post, adaptei o meu corte de cabelo para uma imagem que melhor me representa neste momento da minha vida.

 Fotos Wal Cavalcante @walcavalcanteestudio | Makeup & Hair Stylist Sara Ramos @sararamosjp

Gostaria de terminar esse post fazendo um convite para um momento de reflexão…

Dedique alguns minutos para você mesmo, olhe-se no espelho e pergunte-se: A imagem que vejo expressa o que realmente sou por dentro? Representa o que eu desejo expressar para o mundo?

É aí que o Visagismo entra em cena e, através de um caminho suave da estética e harmonia, ajuda a adequar o rosto e tudo aquilo que envolve a imagem pessoal às reais necessidades e desejos do indivíduo.

Um super beijo e até mais!

Por Taiara Desirée

 

Últimos posts por Taiara Desirée (exibir todos)