Começa o encontro dos líderes financeiros do G20

Começou a reunião dos ministros das finanças e dos presidentes dos bancos centrais do Grupo das 20 maiores economias, na capital dos EUA, Washington.

Image © (Líderes mundiais que participaram do fórum do G20 em Hamburgo, em julho de 2017 / Reprodução / The Sun) Começa o encontro dos líderes financeiros do G20 - Oct/2017

Começa o encontro dos líderes financeiros do G20.

Começou a reunião dos ministros das finanças e dos presidentes dos bancos centrais do Grupo das 20 maiores economias, na capital dos EUA, Washington.

Durante a reunião de 2 dias, os líderes financeiros do G20 devem discutir formas de lidar com possíveis riscos para a economia global, em meio a uma redução das medidas de estímulo monetário das principais economias.

Os bancos centrais dos EUA e da Europa estão tomando medidas para reduzir seus programas de flexibilização.

Isso pode levar o dinheiro a sair dos países emergentes, dos Estados Unidos e da Europa.

O resultado pode ser a instabilidade nos mercados financeiros globais.

Os participantes também deverão discutir as crescentes tensões com a Coreia do Norte. Essa situação também pode representar riscos negativos para a economia global.

Antes da reunião, o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, disse aos repórteres sobre os movimentos dos bancos centrais dos EUA e da Europa para liberar suas políticas de flexibilização monetária.

Kuroda disse que não é, nem necessário nem inevitável, que toda economia se mova na mesma direção.

Ele também disse que o Japão continuará sua atual política de flexibilização para alcançar o objetivo de 2 por cento de inflação o mais cedo possível.