11.9 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/16  4:46
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas: Ataque em Marawi foi planejado com antecedência, dizem militares

Materiais recuperados por militares na cidade de Marawi revelaram que o ataque do grupo terrorista Maute havia sido planejado antes mesmo das operação das forças do governo para prender o sub-chefe do Abu Sayyaf, Isdilon Hapilon.

Filipinas: Ataque em Marawi foi planejado com antecedência, dizem militares.

Materiais recuperados por militares na cidade de Marawi revelaram que o ataque do grupo terrorista Maute havia sido planejado antes mesmo das operação das forças do governo para prender o sub-chefe do Abu Sayyaf, Isdilon Hapilon.

O chefe de gabinete das Forças Armadas das Filipinas (AFP), General Eduardo Año, disse anteriormente que os combates em Marawi começaram quando as tropas atacaram um esconderijo de Hapilon.

O porta-voz da AFP Brigadeiro general Restituto Padilla, disse que os militares recuperaram armas de fogo de alta potência e materiais que podem ser usados para construir explosivos improvisados, na área.

“O lugar também revelou, tanto materiais quanto planos que indicam que muitas dessas atividades foram planejadas muito antes da nossa entrada na área”, disse Padilla, em uma entrevista por telefone nesta quarta-feira (31) de manhã.

Os militares ainda estão avaliando e estudando os materiais recuperados na área, disse Padilla.

“Na verdade, houve um planejamento mesmo antes da nossa entrada na área para prender Hapilon … quando obtivemos informações de que ele estaria escondido nos arredores”, disse o porta-voz militar.

O paradeiro de Hapilon

De acordo com Padilla, os militares têm informações de que Hapilon permanece dentro de Marawi, e é por isso que os membros restantes do grupo terrorista continuam a proteger algumas áreas da cidade.

“Mas isso ainda é algo que temos que confirmar e estamos cruzando os dedos que ele ainda esteja lá, porque na verdade, ele se torna o centro de todas essas pessoas”, disse Padilla.

As forças governamentais recuperaram o controle de quase 90% da cidade, de acordo com as forças armadas.

As áreas remanescentes, bolsões de resistência, são estratégicas para os terroristas, porque é aí que estão as armas.

“Estes são o objetivo de nossa operação nas próximas horas. Faremos o nosso melhor para acabar com isso o mais rápido possível e usaremos e aplicaremos a força militar apropriada acelerar o processo “, disse Padilla.