9.2 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/16  7:43
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte diz estar pronta para atacar o porta-aviões dos EUA

A Coréia do Norte disse, neste Domingo (23), estar pronta para afundar o porta-aviões dos EUA para demonstrar seu poderio militar, quando dois navios da Marinha japonesa se juntaram ao grupo de ataque liderado pelo USS Car Vinson, para exercícios no Pacífico Ocidental.

Coreia do Norte diz estar pronta para atacar o porta-aviões dos EUA.

A Coréia do Norte disse, neste Domingo (23), estar pronta para afundar o porta-aviões dos EUA para demonstrar seu poderio militar, quando dois navios da Marinha japonesa se juntaram ao grupo de ataque liderado pelo USS Car Vinson, para exercícios no Pacífico Ocidental.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ao grupo de ataque do porta-aviões USS Carl Vinson que navegue para as águas da península coreana, em resposta à crescente tensão sobre os testes nucleares e de mísseis do Norte e suas ameaças de atacar os Estados Unidos e seus aliados asiáticos.

Os Estados Unidos não especificaram onde está o grupo de ataque do porta-aviões, quando se aproxima da área. O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, disse, neste sábado (22), que chegaria “dentro de dias”, mas não deu maiores detalhes.

A Coréia do Norte permanece desafiadora.

“Nossas forças revolucionárias estão prontas para afundar o porta-aviões nuclear com um único ataque”, disse o Rodong Sinmun, o jornal do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, em um comentário.

O jornal comparou o porta-aviões a um “animal grosseiro” e disse que um ataque seria “um exemplo real, para mostrar a força de nossos militares”.

O comentário foi feito na página três do jornal, depois de um artigo de duas páginas sobre o líder, Kim Jong Un, inspecionando uma fazenda de porcos.

A Coreia do Norte vai comemorar o 85º aniversário de fundação do Exército Popular da Coreia na terça-feira (25).

No passado, o país tem marcado aniversários importantes com testes de suas armas.

A Coréia do Norte realizou cinco testes nucleares, dois deles no ano passado, e está trabalhando para desenvolver mísseis com ogiva nuclear que possam chegar aos Estados Unidos.

Também realizou uma série de testes de mísseis balísticos, desafiando as sanções das Nações Unidas.

A crescente ameaça nuclear e de mísseis da Coréia do Norte é, talvez, o mais sério desafio de segurança enfrentado por Trump.

Ele prometeu impedir que o Norte seja capaz de atingir os Estados Unidos com um míssil nuclear e disse que todas as opções estão na mesa, incluindo um ataque militar.

Preocupação no Japão

A Coréia do Norte disse que seu programa nuclear é para auto defesa e alertou os Estados Unidos de um ataque nuclear em resposta a qualquer agressão. Também ameaçou atacar a Coreia do Sul e o Japão.

O secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse na sexta-feira (21) que as recentes declarações da Coréia do Norte são provocativas, mas que se mostraram vazias no passado e não deveriam ser confiáveis.

“Todos nós ouvimos suas palavras, repetidamente, e esta não provou ser honesta”, disse Mattis em uma entrevista coletiva em Tel Aviv, antes da última ameaça ao porta-aviões.

A demonstração de poderio naval do Japão reflete a crescente preocupação de que a Coréia do Norte possa atacar com ogivas nucleares ou químicas.

Alguns legisladores, do partido no poder, estão exortando o primeiro-ministro, Shinzo Abe, a adquirir armas de ataque que poderiam atingir os mísseis da Coréia do Norte, antes de qualquer ataque iminente.

A Marinha do Japão, que é composta em sua maioria por destroyers, é a segunda maior da Ásia, depois da China.

Os dois navios de guerra japoneses, Samidare e Ashigara, deixaram o oeste do Japão na sexta-feira (21) para se juntarem ao USS Carl Vinson e “praticar uma variedade de táticas” com o grupo de ataque dos EUA, informou a Japan Maritime Self Defense Force.

A força japonesa não especificou onde os exercícios estavam ocorrendo, mas no domingo, os destroyers poderiam ter atingido uma área a 2.500 km ao sul do Japão, que seriam águas a leste das Filipinas.

A partir daí, pode levar até três dias para chegar às águas ao largo da península coreana.

Os navios japoneses acompanhariam o USS Carl Vinson, pelo menos até o Mar da China Oriental, disse uma fonte, com conhecimento do plano.

Autoridades norte-americanas e sul-coreanas têm dito há semanas que o Norte poderia, em breve, realizar outro teste nuclear, algo que os Estados Unidos, a China e outros alertaram.

A Coréia do Sul colocou suas Forças Armadas em alerta máximo.

A China, único grande aliado da Coréia do Norte que, no entanto, se opõe aos programas de armas e à beligerância de Pyongyang, apelou às partes para que tenham calma. Os Estados Unidos pediram à China que faça mais para ajudar a desarmar a tensão.

Na última quinta-feira (20), Trump elogiou os esforços chineses para controlar “a ameaça da Coréia do Norte”, depois que a mídia estatal norte-coreana alertou os Estados Unidos de um “super poderoso ataque preventivo”.