13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  10:07
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Caça chinês visto em ilha artificial no Mar da China Meridional

Um avião de caça chinês foi visto em uma ilha chinesa artificial no Mar da China Meridional, a primeira observação em um ano e a primeira desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou posse, informou um grupo de pesquisadores dos EUA na quinta-feira (6).

Caça chinês visto em ilha artificial no Mar da China Meridional.

Um avião de caça chinês foi visto em uma ilha chinesa artificial no Mar da China Meridional, a primeira observação em um ano e a primeira desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou posse, informou um grupo de pesquisadores dos EUA na quinta-feira (6).

A Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia – Asia Maritime Transparency Initiative (AMTI), parte do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington, disse que o caça J-11 era visível em uma imagem de satélite tomada em 29 de março de 2017 na Ilha Woody, na cadeia de Ilhas Paracel.

As notícias do avistamento vieram quando Trump estava na Flórida, para reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, na quinta e sexta-feira, na qual se espera que ele informe as preocupações dos EUA sobre a assertividade da China pelo território e a militarização dos postos avançados no Mar da China Meridional.

“Este não é o primeiro avistamento, mas é a primeira vez em um ano”, disse o diretor da AMTI, Greg Poling, sobre o avistamento de caças.

Referindo-se ao único avião de combate visível na imagem, ele disse: “Há provavelmente mais, nos hangares, nas proximidades.”

Poling disse que não estava claro quanto tempo o avião tinha estado lá, mas acrescentou que implementações semelhantes, em ilhas artificiais que a China construiu mais ao sul nas Ilhas Spratly, poderia ser esperado, agora que as instalações militares foram concluídas.

Os deslocamento de caças chineses para a Ilha Woody faz parte de uma preocupantes tendência de militarização, que levantou questões sobre as intenções de Pequim no Mar da China Meridional, que é uma importante rota comercial.

A embaixada chinesa não respondeu a um pedido de comentário. A China já havia rejeitado as acusações dos EUA de que está militarizando o Mar da China Meridional e, em março, o primeiro-ministro, Li Keqiang, disse que equipamentos de defesa foram colocados em ilhas no disputado canal para manter a “liberdade de navegação”.

Um oficial norte-americano, que falou sob condição de anonimato, disse que a presença de um avião de caça na Ilha Woody não foi algo inesperado.

“Já está fortemente militarizado, não é surpresa que estejamos vendo aviões militares nas ilhas artificiais”, disse o oficial.

Mais cedo na quinta-feira (6), o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse que ordenou que tropas ocupem ilhas desabitadas e recifes que reivindica, no Mar da China Meridional, algo que pode irritar a China, que reivindica a maior parte da estratégica via navegável.

(Reportagem de David Brunnstrom, Reportagem adicional de Idrees Ali, edição de Lisa Shumaker e James Dalgleish – Reuters)