10.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  8:22
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Filipinas: Duterte ordena usar todos os meios contra rebeldes comunistas

Filipinas: Duterte ordena usar todos os meios contra rebeldes comunistas. “Vou permitir que a polícia e as forças armadas, dessa vez, usem todos os recursos disponíveis … aviões, jatos, foguetes. Danos colaterais, pasensya (desculpe)”

O presidente Rodrigo Duterte condenou, hoje, a emboscada mortal de quarta-feira (8) em Davao del Sur e ordenou que os militares e a polícia continuem a luta contra os rebeldes comunistas.

Quatro policiais foram mortos e outro foi ferido em uma emboscada por suspeitos membros do Exército Popular Novo em Barangay Sibayan, na cidade de Bansalan quarta-feira de manhã.

Uma equipe de investigadores da delegacia municipal de polícia de Bansalan e do laboratório provincial de criminalidade estavam a caminho para investigar um assassinato, quando foram atacados pelos rebeldes.

Durante sua visita aos oficiais mortos, Duterte disse que os comunistas estão se engajando em um “canibalismo ideológico”, porque estão matando companheiros filipinos.

“Na verdade, não é um exagero. É uma questão de honra … Nós lutamos contra uma ideologia revolucionária, com uma espécie de “canibalismo ideológico”, pois mata seus próprios companheiros, seus irmãos e irmãs em nome da revolução”, disse o presidente.

Questionado sobre como a emboscada afetaria as negociações de paz, Duterte respondeu: “Não há negociações de paz por enquanto, vou apenas pedir às forças armadas e à polícia que vão em frente e os combata”.

O governo acredita que a emboscada influenciará as perspectivas das negociações de paz, que foram encerradas pelo presidente em janeiro passado.