Salada Grega. Com uma combinação colorida de delícias a salada grega pode ser espetacular se for preparada com autênticos ingredientes como as azeitonas Kalamatas e o queijo Feta.

Aqui nessa versão eu eliminei a cebola roxa e, em vez de pepino, usei fatias de zucchini como complemento para o tomate. Costumo serví-la como entrada acompanhada de pão fresco e também com carnes assadas. Dos Deuses!

Ingredientes

Para o molho vinagrete:
2 colheres (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de mostarda (uso Dijon)
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino moída se necessário
½ xícara (125 ml) de azeite de oliva
1 a 2 ramos de orégano fresco picado ou 1 colher (chá) de orégano seco

Para a salada:
8 tomates pequenos ou 2 tomates grandes cortados em 4 partes
1 zucchini pequeno cortado em fatias e depois em meia-lua
12 a 18 azeitonas pretas, sem caroços preferencialmente
180 a 200 g de queijo feta cortado em triângulos ou quadrados

Modo de Preparo
Molho: Em uma tigela pequena, coloque o limão, o vinagre e o açúcar; misture até dissolver o açúcar; acrescente a mostarda e o alho; misture bem. Aos poucos, adicione o azeite e bata até o molho vinagrete engrossar um pouco; junte o orégano, bata novamente e prove o tempero, se necessário acrescente sal e pimenta lembrando que, as azeitonas e o queijo Feta já contém sal, e a mostarda é apimentada. Deixe o molho de lado.

Salada: Em uma saladeira ou prato grande, distribua as fatias de tomate e de zucchini, as azeitonas e, por último, os pedaços de queijo. Bata ligeiramente o molho vinagrete; despeje metade dele sobre a salada (reserve a outra metade do molho para ser levado à mesa). Cubra a salada com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos antes de servir, para os sabores se juntarem.

Sirva a salada com o restante do molho à parte.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: Folhas verdes tipo alface crespa e escarola, ervas frescas como hortelã, manjericão e salsinha também são usadas na salada grega. Você pode substituir qualquer uma delas por aquelas que você mais gosta.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)