Escolas Municipais da ZN e ZO recebem Concertos Didáticos. A partir desta segunda-feira, dia 17 de outubro, DEZ escolas municipais da Zona Norte e Oeste vão receber o Circuito de Concertos Didáticos.

thumbnail_foto-daniela-spielmann-e-sheila-zagury2Com patrocínio da Vivo e apoio das Secretarias de Cultura do Estado e de Educação do Município, mais de 1000 alunos com idade a partir de seis anos vão assistir a bate-papo e concertos de música erudita e popular, ministrados por artistas de importância, como Marcel Powell, Daniela Spielmann, Sheila Zagury, David Ganc, Fabio Adour, Ayran Nicodemo, dentre outros.

thumbnail_ayran-nicodemo-3-foto-gilson-oliveiraTodos os artistas vão se apresentar nestas DEZ escolas durante DUAS SEMANAS neste mês de OUTUBRO ( de 17 a 21, e de 24 a 27).

Em novembro, do dia 07 ao dia 11, essas mesmas escolas terão mais uma semana de apresentações e bate-papos

As crianças e adolescentes vão poder conhecer mais sobre instrumentos musicais, estilos, a influencia da musica erudita no dia a dia de todos, compositores consagrados, etc.

thumbnail_marcel-powell_por-eden-barbosa-6-menorO Marcel Powell, por exemplo, irá falar e tocar a obra da pai, Baden, e o duo David Ganc e Fábio Adour vai utilizar ringtones (sons de celular), com muito humor, brincando com temas da Quinta Sinfonia de Beethoven, da Marcha Nupcial de Mendelssohn, da A Pequena Serenata Noturna de Mozart, e do O Guarani de Carlos Gomes, fazendo os alunos identificar e, até mesmo, se surpreender em perceber que eles “não sabiam que sabiam” algo sobre música erudita.Daí, um pulo para a introdução de Villa-Lobos,Radamés e Guerra-Peixe, nossos compositores-ícones.

São estas as escolas que receberão o projeto:

Zona Oeste
1. Escola Municipal Professora Didia Machado Fortes – Barra da Tijuca
2. Escola Municipal Sobral Pinto – Praça Seca
3. Escola Municipal Azerbaijão – Anil
4. Escola Municipal Rio das Pedras – Rio das Pedras
5. Ciep Compositor Donga – Taquara

thumbnail_foto-duo-de-viola-da-gamba-cred-luis-alberto-guimaraes2Zona Norte
6. Escola Municipal Chile – Olaria
7. Escola Municipal Grécia – Vista Alegre
8. Ciep Maestro Francisco Mignone – Olaria
9. Ciep Juscelino Kubitschek – Manguinhos
Circuito de Concertos Didáticos leva música, educação e cidadania a alunos da Rede Municipal de ensino em outubro e novembro
Buscando promover transformação social através da música, o projeto vai realizar 30 concertos didáticos para o ensino fundamental em escolas da Zona Norte e Oeste através de apresentações e interações com expoentes da música popular e erudita, como Marcel Powell, Duo David Ganc e Fabio Adour, Duo Kristina Augustin e Mario Orlando, Duo Daniela Spielmann e Sheila Zagury, Ayran Nicodemo, e Terno Carioca.

 

thumbnail_foto-daniela-spielmann-e-sheila-zaguryFoi a partir da experiência vivida nos anos de 2013 e 2014, quando da realização dos projetos aprovados no Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, que surgiu o desejo de implantar uma ação continuada de formação de plateia, e mais que isso, de contribuir para a formação cultural dos estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

É com o repertório de importantes compositores, como Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Bach, Villa-Lobos, Baden Powell e tantos outros, que o Projeto

Circuito de Concertos Didáticos vai estimular a discussão entre as fronteiras da música erudita e popular entre mais de 1000 estudantes de DEZ Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro.

O projeto tem a direção geral e curadoria assinada pela produtora cultural Kryka Pujol e a direção executiva e produção de Margareth M Monteiro, o patrocínio é da Vivo, do Governo do Rio, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

thumbnail_f-adour-d-ganc O circuito começa na segunda quinzena de Outubro, nas semanas entre os dias 17 e 21, e entre os dias 24 e 27, retornando às mesmas escolas em novembro. O desafio é estimular nos alunos de 6 a 14 anos, a percepção de sons de diversas naturezas e procedências e fomentar a formação de plateia para a música instrumental popular e erudita.

Serão ao todo, 30 concertos didáticos, especialmente desenvolvidos por músicos de grande reconhecimento no cenário musical nacional e internacional. Dentre os eruditos, se apresentarão o violinista Ayran Nicodemo, o Duo David Ganc e Fabio Adour (flauta e violão) e o Duo Kristina Augustin e Mario Orlando (viola da Gamba).

thumbnail_terno-carioca2Na música popular, integram o projeto o violonista Marcel Powell, filho de Baden Powell, que fará uma introdução e apresentação da obra do pai; o Duo Daniela Spielmann (saxofone) e Sheila Zagury (teclado), que levarão aos alunos a obra de Jacob do Bandolim; e o Terno Carioca formado por Lena Verani (clarineta), Luiz Flavio Alcofra (violão) e Pedro Aragão(violão).

O Circuito de Concertos Didáticos busca promover a Escola pública como espaço de educação integral da comunidade, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando à formação do cidadão, capaz de contribuir ativamente com a transformação sócio-cultural, necessária para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

Facebook: https://www.facebook.com/circuitoconcertosdidaticos/


Fábio Cezanne
Cezanne Comunicação – Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
21-99197-7465 / 21-3439-0145
www.cezannecomunicacao.com.br


Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)