Victor Nogueira, o universo da maquiagem de efeitos especiais. O grande maquiador brasileiro de efeitos especiais realizou neste domingo, 28 de agosto, seu último workshop em terras nipônicas, este ano.Image00325

Com inúmeros compromissos no Brasil, Victor porém, prometeu retornar no próximo ano com novidades na área.

Neste último workshop, pudemos conversar um pouco mais a respeito do universo da maquiagem de efeitos especiais, tanto no Brasil, como em outros países, pela experiência adquirida por Victor.

Como é a profissão de maquiador no Brasil e como se define um maquiador de efeitos especiais?
A profissão de maquiador no Brasil tem suas dificuldades, como a de todo artista brasileiro, mas também é encantadora e gratificante. É um trabalho desafiador, cada projeto tem suas particularidades e nunca se repete. No nosso país ainda precisamos consolidar o conceito de maquiagem de efeitos especiais. O maquiador tem que ter domínio dos materiais, técnica e postura, para que possa conquistar mais espaço no cenário da televisão e cinema brasileiro, que cresce a cada dia. Hoje existe um mercado aberto para novas possibilidades. E precisamos mostrar o que é possível.Image00349

É muito difícil o domínio da técnica?
A maquiagem de efeitos especiais exige muito conhecimento, sendo necessário entender de escultura, pintura, harmonia de cores, visagismo, e principalmente, ter muita sensibilidade. É importante também que tenhamos mais publicações a respeito do tema e que se compartilhe mais conhecimento não só do trabalho já concluído, mas do processo de execução para se chegar ao momento da aplicação, que dependendo da sua complexidade, pede cuidados especiais para que funcione.

Image00335
Alexandre Minoro Fukuyama

Quanto tempo e qual o custo de uma maquiagem de efeitos especiais?
O tempo e o custo são importantíssimos para a realização e funcionabilidade. O tempo pode ser dividido em três partes: a elaboração, a preparação, e por fim, a aplicação; que pode ser diferente se for um envelhecimento ou uma transformação com próteses. Cada trabalho exige um caminho, é único e requer cuidado diferenciado. O custo varia de acordo com o conhecimento de materiais e suas aplicações para atender a cada trabalho. O mercado brasileiro oferece, a cada dia, novos materiais, trazidos de outros países ou já produzidos no Brasil mesmo, o que facilita e ajuda a diminuir este custo e dá acesso a quem está começando na carreira.

Image00332
Lourdes Rika Kaneta Ogata

Resumidamente, como é o trabalho do maquiador de efeitos especiais?
O maquiador, muitas vezes, precisa “captar” a necessidade do diretor, e traduzir para o público. A maquiagem de efeito é um trabalho artístico e surge da misturas de materiais, de um molde de um rosto, de colas que podem ser usadas, de materiais precisam ir ao forno, e ficarem de 3 a 6 horas a mais ou menos oitenta graus. Existem possibilidades de pintura intrínseca ou extrínseca; que podem ser látex, gelatina, foam látex, silicone ou ecoflex, e por aí vai,…

Image00341
Keylla Shiguemi Rodrigues Girata

Como está o mercado para os profissionais da área?
Bem, tanto no Brasil como nos EUA, que é onde tenho experiência, o efeito especial é uma indústria e oferece um novo produto a cada mês. Existe toda uma atenção dos profissionais de set, recebendo a devida importância como qualquer área da produção. O mais interessante é que a maquiagem é fundamental para criar uma ilusão, para retratar uma realidade, ou uma ficção. Costumo dizer que sabemos que o trabalho está bom quando conseguimos convencer as pessoas do set. São essas pessoas que estão vendo o trabalho de perto, que vão dizer se está verdadeiro ou não. Quanto a valores, depende de cada profissional e do seu grau de perfeição. Com as novas tecnologias é preciso ser detalhista e sutil. E o maquiador precisa entender muito do produto que está sendo usado. Inclusive como é sua reação com as diferenças de clima, pois muitas vezes um produto funciona muito bem no frio do Japão, mas precisa ser “adaptado” para o calor do Brasil.

Cenir Glória Tatiuchi
Cenir Glória Tatiuchi

Quais os requisitos para ser um maquiador de efeitos especiais?
Os principais requisitos são a meticulosidade e o detalhismo, a maquiagem de efeitos especiais precisa de um tratamento cuidadoso, não temos a opção de refazer o trabalho, ele acontece na hora, e necessita de tempo diferenciado, de ação e preparação da cena. Nesse momento o maquiador deve fazer a “direção de efeitos especiais”, ou seja, defender seu trabalho com fundamento, para colaborar com toda equipe visando uma excelente finalização do trabalho. Nos EUA, por exemplo, muitas vezes o maquiador pede oito horas para a preparação de uma cena, no Brasil, o prazo máximo que conseguimos é de três horas. Isso é um grande desafio, que é compensado quando vemos a transformação da personagem, a reação das pessoas e como o ator se envolve com a maquiagem “incorporando” uma nova personalidade.

Para finalizar, algumas palavras aos participantes dos workshops realizados no Japão…
Bem, primeiramente, gostaria de agradecer a Deus e minha família, que sempre me apoiou, à minha grande amiga Eliane Konishi pela oportunidade de estar apresentando meu trabalho no Japão, a todos os participantes dos dois workshops realizados, às modelos e a todas as pessoas, que de alguma forma colaboraram para a realização desses trabalhos, e, aos alunos que participaram destes dias maravilhosos e intensos de aprendizado e troca de informações, lembrem-se sempre: Trabalhar com efeitos especiais é mágico e envolvente, é viver num mundo realmente “especial”.

Gostaríamos de acrescentar que durante a realização dos workshops, Victor presenteou as participantes com maquiagem e produção, cujos resultados foram impactantes, como podem acompanhar nas fotos abaixo e na matéria do final de semana passado.

Midias Sociais de Victor Nogueira:
Instagram: https://www.instagram.com/euvictornogueira/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHq2DPEHmA0-VuJ17ZrXxzQ
Facebook: https://www.facebook.com/victor.fatuccini?fref=ts

Radio Shiga by Eliane Konishi