9.9 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  5:47
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Polícia: Possibilidade do Japão tornar-se alvo de terroristas não pode ser descartada

Polícia: Possibilidade do Japão tornar-se alvo de terroristas não pode ser descartada. A Agência Nacional de Polícia disse que não se pode descartar a possibilidade de o Japão tornar-se um alvo de ataques terroristas, quando pessoas expressam apoio ao Estado Islâmico na internet, pelo país afora.

No seu White Paper de 2016, a Agência Nacional de Polícia – National Police Agency (NPA) disse que vai reforçar as medidas contra o terrorismo antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, em vista das crescentes ameaças de ataques contra cidadãos japoneses, seguidos do assassinato, no ano passado, de dois reféns japoneses por militantes do Estado Islâmico na Síria.

Usando imagens e mapas, o relatório explica em detalhes o crescimento mundial do Estado islâmico e outros grupos radicais islâmicos, que praticam o terrorismo, desde o ataque de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

Referindo-se à crise dos reféns de janeiro 2013, na Argélia, onde 10 japoneses foram mortos, segundo o relatório, “Teme-se que o cidadão japonês vá continuar a ser um alvo do terrorismo ou rapto.”

A polícia compilou um esboço de como reforçar as medidas contra o terrorismo internacional, em junho do ano passado, e estão aumentando a coleta de dados e os controles de portos e aeroportos.

Como parte dessas medidas, o NPA estabeleceu uma organização, em abril, para monitorar e analisar dados de terrorismo na Internet.

O White Paper mostra contramedidas de terrorismo em outros países, incluindo a autorização do presidente dos EUA de escutas telefônicas sem ordem judicial, se forem satisfeitas determinadas condições.

O relatório disse que a polícia japonesa continuará considerando a introdução de novas medidas contra o terrorismo.