Mirianês Zabot canta Gonzaguinha: Pegou um Sonho e Partiu. A gaúcha Mirianês Zabot, radicada em São Paulo desde 2006, tem uma história profissional rica e diversificada, trazendo no repertório Música Popular Brasileira, em canções inéditas de novos compositores e interpretações de nomes consagrados. Em 2016 lançou seu segundo álbum “Mirianês Zabot canta Gonzaguinha – Pegou um Sonho e Partiu”, produzido ao lado de Oswaldo Bosbah. O trabalho de estreia foi em 2009 com o CD e DVD “Mosaico Foto-Prosaico”, produzido por Itamar Collaço e pela própria cantora e compositora.

9_-_Mirianes_Zabot_Divulgacao_(internet)

Foto by Bárbara Crepaldi

“A voz suave de Mirianês Zabot desliza com segurança pelas canções de Gonzaguinha. A delicadeza dos arranjos ressalta um estilo próprio e é mais do que um convite para se deliciar com os dois: Mirianês e Gonzaguinha”.

Por Regina Echeverria/ Jornalista e biógrafa, autora de Gonzaguinha e Gonzagão – Uma História Brasileira, em que se baseou o filme Gonzaga – De Pai pra Filho.

2_-_Mirianes_Zabot_Divulgacao_(internet)
Foto by Bárbara Crepaldi

No ano em que lembramos um quarto de século sem Gonzaguinha, uma voz distinta soa suave e límpida para saudar a certeza da eterna presença do compositor. É a voz de Mirianês Zabot, dona de um poder balsâmico capaz de transformar aspereza em brandura, rascância em delicadeza, derramamento em contenção, tudo isso enquanto, mais do que preservar a essência do seu cancioneiro, lhe empresta novas e insuspeitadas possibilidades de interpretação/Por Oscar Pilagallo, jornalista e escritor.

―Há muito tempo que eu caí na estrada, canta Mirianês, e o verso bem que poderia se aplicar à sua própria trajetória. Adolescente em meados dos anos 90, ela deixou a cidadezinha de São João Bosco, desceu a serra gaúcha — como Gonzaguinha descera o morro São Carlos, no Estácio — e fez o que o coração mandava: ―Pegou um sonho e partiu. Não por acaso a frase batiza o álbum dedicado ao autor de ―Com a Perna no Mundo, uma das faixas mais autobiográficas do CD.

15_-_Mirianes_Zabot_Divulgação_(internet)
Foto by Bárbara Crepaldi

Gonzaguinha ganhou interpretações inesquecíveis de divas da música popular brasileira, entre elas Elis Regina, Maria Bethânia, Claudette Soares e Simone. Pois nessa constelação, a estrela de Mirianês, já vislumbrada no trabalho anterior, Mosaico Foto-Prosaico, pisca com uma luminosidade abundante, como a demonstrar que interpretações podem ser inesquecíveis, sim, mas não definitivas.

Em ―Maravida, Mirianês eleva o tom maior a um registro solar, que ilumina a exclamação ―vida, vida, vida / que seja do jeito que for. A faixa, aliás, que abre o CD com a expressão ―era uma vez, sugere uma abordagem narrativa do projeto, confirmada pela escolha acertada do repertório, que passeia entre o lírico e o cáustico, o romântico e o engajado, trazendo à tona as várias facetas de Gonzaguinha.

Nas outras baladas, Mirianês sublinha com sutileza as intenções que lê nas palavras do compositor: é quase saltitante em ―Caminhos do Coração e de uma intensidade crescente em ―Sangrando, à qual imprime a marca indelével de introspeção genuína, também presente em ―Feliz, que, a propósito, recebe um eficiente tratamento blusístico.

16_-_Mirianes_Zabot_Divulgação_(internet)
Foto by Bárbara Crepaldi

A versatilidade de Mirianês sobra ao puxar os sambas contagiantes de Gonzaguinha. Transmite uma alegria libertadora em ―Com a Perna no Mundo, sabe sorrir do humor carnavalesco e nonsense de ―Desenredo (G.R.E.S. Unidos do Pau-Brasil), uma parceria com Ivan Lins, é mordaz na medida em ―Comportamento Geral e tempera ironia com solidariedade em ―Um Sorriso nos Lábios. Tivesse nascido na Lapa, melhor não faria essa gaúcha, carioca da gema por vocação e merecimento.

Pegou um Sonho e Partiu passa ainda pela bossa nova. ―Espere por Mim, Morena, MPB rasgada no vozeirão de Gonzaguinha, rende um momento intimista, que a aproxima daquela outra famosa morena, a dos olhos d’água. E ―De Volta ao Começo marca um encontro de gerações que fecha um círculo virtuoso — no caso, a reunião da primeira e da mais recente intérprete do compositor. Como polos opostos que se tocam, a emoção incontida de Claudette Soares e o controle estudado de Mirianês confluem para um dueto tão surpreendente quanto fecundo.

4_-_Mirianes_Zabot_Divulgacao_(internet)
Foto by Bárbara Crepaldi

O CD dedicado ao filho do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, visita, por fim, o Nordeste profundo com ―Galope, que dá vazão ao vocal enérgico de Mirianês, valorizado pelo andamento ligeiramente desacelerado e, sobretudo, pelo arranjo, que recobre o agreste da canção com uma sonoridade moderna, mas sempre fiel à sua natureza.

Respeito, não reverência; criatividade, não invencionice – talvez seja essa, a melhor definição dos arranjos assinados por Oswaldo Bosbah, também responsável, ao lado de Mirianês, pela produção musical. A banda é formada por Oswaldo Bosbah (arranjos, produção musical e violão), Marinho Boffa – pianista que acompanhou Gonzaguinha em show e gravação –, Mário Manga (guitarra e violoncelo), Welington Moreira, o Pimpa, na percussão, Pratinha Saraiva (flauta e bandolim), e dois ex-integrantes do Zimbo Trio: o baixista Itamar Collaço e o baterista Percio Sapia.

7_-_Mirianes_Zabot_Divulgacao_(internet)
Foto by Bárbara Crepaldi

O CD fecha com uma faixa bônus, ―Vidas Idas, um samba de Bosbah e Mirianês que dialoga com o universo do compositor.

Por isso tudo, parafraseando Gonzaguinha, diga-se: quando ela soltar sua voz, por favor, escute.”/ Oscar Pilagallo é jornalista, autor do ensaio musical-biográfico Roberto Carlos e do verbete sobre Yamandú Costa da coletânea Música Popular Hoje (ambos pela Publifolha). Escreveu também uma história geral da música brasileira para a Enciclopédia do Estudante, do jornal O Estado de S. Paulo. Trabalhou na BBC de Londres e é colaborador da Folha e do Valor.

Mauro De Oliveira (hair stylist – Retrô Hair) e Deise Cristina Meneguzzi (ass. figurino).

A loja Taiyo Record acaba de disponibilizar o site da cantora Mirianês Zabot no seu site de vendas. Portanto o CD está a disposição aqui no Japão para os admiradores da boa música.

Site para adquirir o CD no Japão: http://taiyorecord.com/?pid=103641053

Website: http://www.mirianeszabot.com.br/estrutura.php?pagina=inicial

Facebook: https://www.facebook.com/MirianesZabotOficial

Instagram: https://www.instagram.com/mirianeszabot/?ref=badge

Twitter: https://twitter.com/mirianeszabot

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCwEW7NK4H3jCufaM4zDvQRQ?sub_confirmation=1

Tratore: http://www.tratore.com.br/um_artista.php?id=7141

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)