5 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  7:38
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Brasil, atividade econômica fica estável em abril após 15 meses seguidos de queda

Brasil, atividade econômica fica estável em abril após 15 meses seguidos de queda. Depois de 15 meses seguidos em queda, a atividade econômica ficou praticamente estável em abril. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou crescimento 0,03% em abril, comparado a março, de acordo com dados divulgados hoje (16).

Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2015, houve queda de 4,99%, de acordo com os dados sem ajustes, pois são períodos iguais na comparação.

A atividade econômica registrou retração de 5,41% em 12 meses, encerrados em abril, e de 5,97% no ano. O índice dessazonalizado em 12 meses, apresentou queda de 5,35%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos. O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante