Kuro Obi do sushi no Japão, o brasileiro Andre Kawai. O brasileiro Andre Kawai, 41, que há 6 anos ensina a arte do sushi, na cidade de Nagoya, na região central do Japão, tem no seu currículo uma lista com mais de mil alunos formados, e dentre eles oitenta porcento já trabalham como sushiman no Brasil.

Kawai é um verdadeiro Itamae, título que é dado aos grandes chef da cozinha japonesa. No decorrer dos anos o Itamae e dono da sua escola (Nagoya Sushi School) conquistou também o título de Kuro Obi (faixa preta do sushi) e participou dos seguintes eventos: Campeonato Mundial do Sushi em 2015, Global Sushi Challenge promovido pelo maior produtor de salmão do mundo a empresa Norge e World Sushi Skill Institute Japan, e é o primeiro brasileiro a prestar o teste de proficiência do sushi no Japão e o primeiro brasileiro a participar do campeonato de sushi na Província de Aichi.

Hoje Kawai faz parte da cúpula do mundo do sushi no Japão.

Em sua escola já recebeu visitas de grandes nomes do sushi Japonês como Hirotoshi Ogawa.
A convite do embaixador do sushi do Japão e presidente da World Sushi Skill Institute Japan, Masayoshi Kasato foi convidado a acompanha-lo no primeiro teste de proficiência realizado no Brasil, no Anhenbi, em São Paulo.

No decorrer da sua carreira sofreu muito preconceito diz Kawai “Por ser estrangeiro e ter chegado até onde cheguei, mas foi graças a esse preconceito que tive vontade de aprender tudo sobre a culinária japonesa e me aprofundar no sushi.”

Desde jovem o seu sonho sempre foi ser chef de cozinha pois aquele mundo o fascinava e hoje Andre Kawai ajuda a realizar sonhos de centenas de brasileiros que vem até sua escola com um sonho reservado dentro do coração. Mergulhar na culinária japonesa e se tornar um sushiman.

Para quem quiser conhecer ou fazer o curso de sushi ou culinária japonesa:
Nagoya Sushi School fica na cidade de Nagoya, tel: 090-9893-3920

Radio Shiga Texto e Fotos by Marcelo Hide

Artigo anteriorNema Antunes convida: CD Plúmbeo, participe
Próximo artigoComida prehispánica mexicana: insectos
Marcelo Hide
Marcelo Hideyuki Date – Brasileiro, nasceu na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, onde começou a carreira como repórter fotográfico no jornal Oeste Notícias. Ganhou destaque na mídia nacional com a cobertura dos conflitos agrários na região conhecida como Pontal do Paranapanema, realizando trabalhos para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal da Tarde, além das revistas Veja, Isto É e Época. Foi convidado a trabalhar como free-lancer fixo no jornal O Estado de S. Paulo, em São Paulo, onde ficou por dois anos. Voltou ao interior, trabalhou como editor de fotografia da revista Opção. Mora no Japão desde 2001, no Estado de Aichi, onde realiza trabalhos jornalísticos desde 2012, após obter a credencial internacional de jornalista. É colaborador da mídia de notícias FotosPublicas.com , Jornal Folha de S. Paulo (Folhapress), jornal O Estado de S. Paulo (Agência Estado), revista Nikkey News e o site Japão-online. Seu foco principal é divulgar a cultura e curiosidades do Japão e mostrar o que os brasileiros fazem aqui do outro lado do mundo.