3.8 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  10:50
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Flotilha retorna ao Japão com 333 carcaças de baleias “para fins científicos”

Flotilha japonesa voltou ao porto na quinta-feira com os corpos de 333 baleias minke mortas na primeira caçada nos mares de Antártica em dois anos, desafiando a corte internacional. Imagem: Divulgação/AP

Um tratado internacional proibindo a caça de baleias foi criado em 1986, mas proíbe apenas a pesca comercial. Muitos países, principalmente a Austrália, acusam o Japão de ter assinado o acordo mas explorar a “suposta caça científica” comercialmente.

A Agência Japonesa de Pesca anunciou que os quatro navios voltaram ao porto com a cota de pesca completa após uma expedição que durou meses. O Japão mantém a explicação de “uso dos corpos para pesquisa”, críticos acusam o país de mentir e na verdade pescar comercialmente, com carne de baleia sendo vendida em supermercados.
Em 2014, a Corte Internacional de Justiça apoiou os críticos, se baseando em provas de que a maior parte das carcaças é rejeitada para pesquisa e vai para o mercado. O Japão desrespeitou a decisão em dezembro de 2015, anunciando à Comissão Baleeira Internacional que planeja caçar até 333 baleias minke anualmente pelos próximos 12 anos.

O número de baleias mortas em caça pelos japoneses tem diminuído ao longo dos anos, com a demanda interna do mercado caindo. Segundo a agência AP, a nova cota é um terço do que costumava ser em anos recentes.

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)