Fabiana Passoni: A História Comovente Dessa Grande Guerreira! A cantora e compositora mineira, Fabiana Passoni nasceu em Poços de Caldas-MG e atualmente mora em Los Angeles-EUA. Dona de uma voz maravilhosa, Fabiana se apresenta solo e também com o projeto musical “As Três Meninas” onde faz o (vocals/vocal) ao lado de Stephanie Ozer (keyboard/pianista) e Ami Molinelli (percussion/percussionista). O grupo tem se apresentado com grande sucesso e tem shows agendados até fevereiro de 2017.

passoni6

Fabiana, como a música entrou na sua vida? Comecei cantando com seis anos de idade. Meu pai se sentava no sofá e escrevia músicas e eu estava ali juntinho dele cantando. Ele me ensinou que interpretação é tudo em uma música e também como cantar para uma platéia.

Com que idade iniciou na música profissionalmente? Com 10 anos obtive meu primeiro contrato profissional, em comícios políticos em Poços e regiões do estado de Minas Gerais. Aos 11 anos já cantava na noite e em festas privadas. Com o passar do tempo, comecei a entender que cantava um estilo de música que eu, pessoalmente, não gostava muito. É muito importante para mim me conectar com o público e fazer com que eles sintam ainda melhores do que quando chegaram ao show. Deixar uma boa impressão nas suas almas. É muito difícil fazer isso quando está se cantando canções com as quais não existe identificação.

passoni3

Quais foram suas influências musicais e qual o estilo musical que se identificava? Meu objetivo era simples. Cantar músicas que eu teria prazer em cantar e compor! Eu passei alguns anos de minha vida em Nova York, cantando bossa nova com fusion de jazz. Naquela época, Ella Fitzgerald e Leny Andrade influenciaram meu estilo. Infelizmente, as gigs que pagavam bem eram para pop, rock e axé. Demorou um tempinho para que eu me achasse como cantora/compositora e os meus 3 anos de batalha contra o câncer de mama me ajudou nesta jornada. Com 12 músicas originais, “Naturalmente Brasil” reflete no meu único e próprio estilo musical.”

Quando descobriu que estava com câncer? Eu costumo dizer Cleo, que o câncer me curou. Fui diagnosticada em 2008 pela primeira vez aos 31 anos . Claro que são várias fases ao saber da doença, principalmente sem conhecimento sobre a doença.

Como se sentiu ao descobrir? Para mim, câncer era sinônimo de morte, então foi um período trágico, porem amadurecedor. Eu procurei me informar mais sobre a doença, e quando soube que haviam pessoas que sobreviviam a ela, entrei em um modo de sobrevivência. O que me ajudou muito foi a atitude positiva sem querer me fazer de vitima.

O que passava pela sua cabeça nesse momento tão delicado, onde teria de lutar para sobreviver? A primeira pergunta que vem a mente é… Por que eu? O que eu fiz?! E Logo achei a resposta Por que não eu? Quem sou eu? Eu sou apenas mais uma! Sou como qualquer outra pessoa. E foi quando aceitei e procurei sempre o lado bom de tudo.

Como foi o tratamento? No período de 2008 até 2016, passei por 13 cirurgias relacionadas ao câncer. Fiz tratamento de radio e quimioterapia.12901064_10206784857514192_3465155436892516645_o

Você engravidou mesmo assim? Quando o meu oncologista me deu a carta branca para engravidar, implantei dois embriões no qual me veio 3 crianças. Um dos embriões se dividiu e na minha 23 semana grávida, achei outro nódulo e não poderíamos fazer nada, pois teríamos que esperar os bebês nascerem.

Como foi com os bebês? Eles nasceram prematuros, de 32 semanas, porém saudáveis na benção de Deus.

E quanto a você, em relação ao nódulo encontrado? Fui novamente tratar do nódulo depois de uma biópsia, onde acusou um câncer ainda mais agressivo. Fiz outras cirurgias e entre cuidar dos bebês e gravar CDs, sobrevivi mais uma vez à essa doença. Hoje parece irônico falar, mas agradeço muito por ter passado por tudo isto, pois permitiu me tornar a mulher que sou hoje, e essa minha versão é tão melhor quanto a outra, onde encaro a vida de uma maneira diferente.

Durante a sua trajetória, passando por tantas lutas relacionada ao câncer, teve a alegria de ver o seu talento reconhecido? Em 2012 ganhei o troféu de Melhor Cantora Radicada no EUA pelo renomado e respeitado “Brazilian Press Awards” criado por Carlos Borges da Florida. Esse “award” abriu várias portas , entre elas Ser a Pessoa do Ano eleita pelo programa “Talk to Brasil” e a participação para representar o Brasil em uma peça de teatro em um dos mais charmosos e antigo Teatro de Los Angeles o SHRINE .

6300 pessoas lotaram aquele Teatro:

12924433_10206765791197546_5173995199602558726_n

“Amando as Lágrimas Silenciosas”. Gostaria que contasse um pouco sobre a sua participação nesse musical incrível, onde reuniu talentos e culturas de 16 países para transmitir uma mensagem tão linda sobre o que está tão em falta infelizmente…A Paz.

O musical “Amando as Lágrimas Silenciosas” estrelou alguns dos melhores talentos da Broadway e da indústria de música pop mundial, incluindo Jon Secada, duas vezes ganhador do Grammy, e Jody Watley, vencedora do Grammy, além de estrelas da Broadway ganhadoras do Tony e diversos e talentosos cantores internacionais.
“A mensagem do musical é fé, compaixão, gratidão, encontrar a sua saída do desespero e encontrar sua paz e alegria interiores” como disse Jody Watley.

Apresentou qual estilo musical representando o Brasil? Fui uma das estrelas, me apresentando cantando e dançando samba com um grupo de dançarinos ao meu redor, todos vestidos em fabulosos trajes de carnaval. O nosso desempenho repleto de energia conquistou o público presente.

passoni10

Qual foi a sensação de estar ali naquele momento, representando o Brasil num evento tão significativo? Me senti orgulhosa de representar o Brasil, meu país de origem, em ‘Amando as Lágrimas Silenciosas’. O enredo do musical combina perfeitamente com minha própria busca pessoal pela paz e felicidade interiores.” O musical apresentou as culturas magníficas de 16 países e ter a oportunidade de ser a representante da vibrante cultura brasileira, cantando em inglês e português foi muito gratificante.

Você gravou um EP? Entre shows e o teatro, gravei durante o ano de 2012 o meu primeiro EP em Inglês .. Músicas dos anos 70 com um “remake” brasileiro. Lovin’ You esteve por várias semanas nos charts de Smooth Jazz no USA e Europa.

Onde costuma se apresentar? Venho me apresentando no USA e em minha terra Natal no Brasil. Fui Capa de um revista de Poços de Caldas chamada OPAUA .. Um orgulho para tantos! (Incluindo eu)
Estive em Cadeia Nacional no programa The Doctor (CBS) – USA
E fui entrevistada pela Magazine Fitness dos Estados Unidos.
O programa brasileiro chamado “Planeta Brasil” fez um segmento comigo na Globo Internacional.

ls1

O  EP “Let Your Love Rise”, gravado em 2014, teve um significado especial pra você? O EP “Let Your Love Rise”trouxe um som que lembrava a música de Minas com bela melodia e pitadas de Jazz Fusion com Bossa Nova, ou seja um novo estilo de musica brasileira (New Brazilian Sound). Quando ouvi pela primeira vez a música original [Let Your Love Rise], veio um sentimento de saudades do céu azul do Brasil, deu um aperto no coração e uma incrível vontade de voltar para o Brasil.

Em destaque tem a faixa [I Feel Good – James Brown] que ganhou uma nova versão brasileira. Ao ouvir pela primeira vez, senti o que a letra já dizia: “I Feel Good….Sugar and Spice” ou seja uma sensação gostosa com temperos doces e ao mesmo tempo picantes de sabores brasileiros.

Quais são seus outros trabalhos?

Participei da seguintes gravações:

– É Minha Vez CD – 2007 ( 10 faixas)

– Across The Globe ( Native Vibe) CD – 2008 (4 faixas como participação especial)

– Naturalmente Brasil CD/LP – 2011 (12 faixas)

– Lovin’ You Single – 2012

– Rock With You Single – 2012

– Dim The Lights EP – 2013 (7 faixas)

– Samba Fuleco Single – 2013

– Let Your Love Rise EP – 2014 (3 faixas)

– Inner Bossa EP – 2015 (5 faixas)

– Presente Vivo Single – 2016 (w/ Rodrigo Augusto)

passoni7

Para terminar quer deixar uma mensagem?

Estou feliz pelo que estar por vir.. Acredito que muitas coisas boas virão! Desistir jamais! Gostaria de dizer que todos nós deveríamos prestar mais atenção no nosso presente, no hoje. Sim temos sonhos para o futuro .. porem o futuro é amanhã, e amanhã se eu abrir os olhos, ai sim eu irei me preocupar com o amanhã. Vivo um dia de cada vez. Vivo intensamente o dia de hoje e o momento agora. Pois as vezes ficamos tão perdidos no passado e ansiosos pelo futuro, que quando percebemos o presente se foi.

Obrigada!

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Fabiana Passoni.
Website: http://www.fabianapassoni.com
Twitter: https://twitter.com/#!/PassoniFabianahttp://www.myspace.com/fabianapassoni
As Três Meninas: http://www.astresmeninas.com
The Three Girls: http://www.thethreegirls.org
Facebook: https://www.facebook.com/astresmeninas/timeline
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuTx-OJtbaB9j_N4-ZfdCgw

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)