9.9 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  4:10
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão: quimonos acessíveis para usuários de cadeira de rodas

Japão: quimonos acessíveis para usuários de cadeira de rodas. Designers japoneses desenvolveram novas versões do tradicional quimono, que pode ser mais facilmente usado por usuários de cadeira de rodas.

Muitas vezes, pode-se levar até meia hora para colocar as elaboradas roupas, tempo durante o qual a pessoa tem de permanecer de pé, segundo a agência de notícias Kyodo.

Mas, algumas empresas já oferecem modelos adaptados, que apresentam peças destacáveis, o que significa que pode ser colocado enquanto se está sentado. “Nós não queremos que as pessoas em cadeiras de rodas desistam de vestir quimonos em um dia especial”, diz Akiko Nakajima, presidente da empresa Hanayome Kobo, que oferece quimonos que destacam no meio.

Hoje em dia quimonos são usados, normalmente, apenas para ocasiões especiais, como casamentos ou cerimonia do dia da maioridade para jovens adultos, e as versões para mulheres tendem a ser muito mais complicados de colocar do que aqueles usados por homens. Em 2015, outra empresa ganhou um prêmio nacional de projeto por ter criado um quimono que é fixado na parte de trás com um fecho de velcro.

As questões de acessibilidade para as pessoas com deficiência têm sido notícia no Japão nos últimos meses, Tóquio se prepara para sediar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos de 2020. Novas aplicações móveis serão lançadas mostrando às pessoas o caminho mais fácil para chegar entre os diferentes locais em uma cadeira de rodas, e o Ministério dos Transportes está planejando tornar os transportes públicos mais acessíveis, com novos elevadores, para ônibus e estações de trem.

Fonte: bbc http://www.bbc.com/news/blogs-news-from-elsewhere-35560302