Philippe Baden Powell: Talento internacional sob as luzes de Paris. Philippe Baden Powell é um carioca nascido na França sob o signo da música. Começou a estudar piano clássico aos 7 anos de idade na Alemanha e aprendeu com seu pai; o violonista e compositor Baden Powell, os fundamentos da composição, da harmonia e da improvisação. Estudou também no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro e na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot em Paris. Em 2005, foi um dos premiados da Montreux Jazz Piano Solo Competition e mudou-se para a Europa onde se dedica a carreira artística. Músico requisitado, Philippe trabalhou com grandes nomes da música como pianista, arranjador e compositor. Cada projeto do qual participou permitiu a ele desenvolver seu talento e ganhar notoriedade no cenário musical brasileiro e internacional.

Philipe sessão Lisboa nov 2013 (11)

Eis alguns dos projetos nos quais atuou: Márcio Faraco – «Cajueiro» lançado em 2015 pelo selo francês Chant du Monde (Harmonia Mundi).

Pierre Aderne – «Caboclo» lançado em 2014 pelo selo americano The Orchard. Projeto do qual participou também a cantora americana Melody Gardot.

Márcio Faraco – « Tournée USA/Canadá » em 2014.

Mário Adnet – «Vinícius e os Maestros » lançado em 2011 pela gravadora brasileira Biscoito Fino.

Márcio Faraco – «Um Rio» lançado em 2008 pelo selo francês Chant du Monde (Harmonia Mundi).

Seu Jorge – « América Brasil » lançado em 2007 pelo selo independente do próprio artista, a Javali Valente Records. Este projeto foi premiado com um Latin Grammy de melhor álbum de MPB.Philipe sessão Lisboa nov 2013 (10)

MarceloD2 – « Meu Samba é Assim » produzido por Mário Caldato Jr. para a Sony Music Brasil. Lançado em 2006.

Maria Bethânia – « Que Você Me Faz falta » produzido por Moogie Canazio para o selo brasileiro Biscoito Fino lançado em 2005.

MarceloD2 – « Acústico MTV » produzido por Mário Caldato Jr. para a Sony Music Brasil. Lançado em 2004. Este projeto contou com a participação especial do cantor, músico, compositor e produtor Will-I-am.

Flora Purim e Airto Moreira – Tournée brasileira do disco « Speak no Evil » em 2004.

Com projetos « Solo » desde 2005, Philippe vem desenvolvendo sua própria carreira como instrumentista e compositor. Gravou quatro discos e se apresentou em vários palcos do mundo sempre muito bem acolhido pelo público e pela mídia. Yoru Café – Mellow Bossa, seu último álbum produzido e lançado pelo selo japonês Della Records em 2013, no qual Philippe revisita clássicos brasileiros e jazz standards bem como composições do seu pai Baden Powell. Adventure Music Piano Solo Master Series Produzido e lançado em 2012 pelo selo americano Adventure Music.

Philippe ganhou uma reputação invejável como pianista. Este realmente é solo, apenas Baden Powell e piano, tocando algumas de suas próprias composições, bem como alguns covers. Apesar de suas raízes estarem no Brasil, sua perspectiva é muito cosmopolita, com um estilo pessoal bem desenvolvido. Ele é um instrumentista que acredita firmemente no poder de ambas as mãos sobre o teclado, com as mãos ágeis e imaginação, e uma vista que se parece muito além das fronteiras musicais do seu país. – Chris Nickson (HBdirect.com) Afrosambajazz, a Música de Baden Powell Co-produzido com Mário Adnet, lançado pela gravadora brasileira Biscoito Fino em 2010. A dupla de arranjadores revisita a obra do mestre Baden Powell adaptando-a para uma formação de 14 músicos ! Estrada de Terra Primeiro álbum solo lançado pelo selo americano Adventure Music em 2006.

Philipe sessão Lisboa nov 2013 (7)Philippe Baden Powell incorpora as melhores qualidades da cena tradicional da música brasileira como uma estrela em continua ascendência na cena jazz parisiense e internacional. O pianista tem cativado uma nova geração de amantes do jazz com o seu som musical exuberante e sedutor. Suas melodias e arranjos estelares podem ser ouvidos em 10 faixas que exemplificam seus recurso e habilidades de composição de classe mundial. – Sounds of Jazz Timeless.

Projetos Futuros (2015 – 2016) Fronteras. Um projeto em duo com a guitarrista, cantora e compositora argentina Cecilia Zabala. Este álbum apresenta canções originais e composições escritas por ambos os artistas. Uma viagem para além das « fronteiras » da música sul-americana. Notes Over Poetry, Philippe vem trabalhando em seu quinto álbum solo que inclui composições instrumentais bem como canções e conta com a participação do cantor David Linx e o baterista francês André Ceccarelli.

BR5: Um projeto instrumental franco-brasileiro que inclui composições originais com lançamento de disco previsto para 2015. O grupo é formado por: Rubinho Antunes (trompete), Arthur Decloedt (contrabaixo), Maxime Hoareau (vibrafone) e Julie Saury (bateria). Fading Soundscapes: Uma série de composições originais escritas para acompanhar Fading Landscapes – trabalho artístico da fotógrafa francesa Juliette-Andrea Elie.

Estrada de Terra/Dirt Road (seu primeiro disco solo lançado em 2006)Philipe sessão Lisboa nov 2013 (4)

1. “Rafaëla não mexe Ai/Rafaëla’s Song” – Musica sua interpretada em duo com o bandolinista Hamilton de Holanda

2. “Na beira do Lago/On the Edge of the Lake” – Musica sua, interpretada em duo com o guitarrista brasileiro Diego Figueiredo.

3. “Boa Noite Zoara/Good Evening Zoara” – Musica sua, interpretada com o seu trio da época composto por Igor Eça no Contrabaixo e Rafael Maia na bateria.
Obs: As faixas tem mesmo o nome em ambas as linguas português e inglês, uma exigência da gravadora.

Afrosambajazz, a Música de Baden Powell Co-produzido com Mário Adnet, lançado pela gravadora brasileira Biscoito Fino em 2010. A dupla de arranjadores revisita a obra do mestre Baden Powell adaptando-a para uma formação de 14 músicos!

Estrada de Terra Primeiro álbum solo lançado pelo selo americano Adventure Music em 2006.

4. “Sermão” – Musica de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, com arranjo para um Combo com 6 sopros + piano/contrabaixo/bateria/percussão/guitarra.

5. “Alodê” – Musica de Baden Powell, aqui interpretado por um Quinteto composto por Teco Cardoso no Sax Baritono, Eduardo Neves no sax Tenor, Jorge Helder no Contrabaixo, Jurim Moreira na bateria e Philippe Baden Powell no piano.

Obs : Mario Adnet trabalhou muito no Japão, com com a cantora Lisa Ono.

“Adventure Music – Piano solo Master Series” (3° projeto lançado em 2011 para o selo de Nova Iorque Adventure Music)

6. “Choro para Metrônomo” – Musica de Baden Powell com interpretação de Philippe Baden Powell ao piano solo.

7. “Giant Steps” – Musica de John Coltrane, interpretação também do Philippe Baden Powell ao piano solo.

“Yoru Café – Mellow Bossa” (4° projeto lançado em 2013 produzido por Kazuo Yoshida para o selo Japonês Della)

8. “A Felicidade” – Musica de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, interpretado neste projeto pelo trio do Philippe Baden Powell , composto por Igor Eça no contrabaixo e Rafael Barata na Bateria.
Obs : O Rafael Barata é um baterista muito conhecido que toca com a Eliane Elias.

9. “Cochichando” – Musica do Pixinguinha, interpretado com o mesmo trio composto por Igor Eça e Rafael Barata.

“FRONTERAS” (5° projeto que acaba de ser lançado independente na Argentina em duo com Cecilia Zabala)

10. “Nossa Infância” – Musica e interpretação da Cecilia e de Philippe Baden Powell.
11. “Año Nuevo” – Musica e interpretação da Cecilia e Philippe Baden Powell, com participação especial do cellista Jaques Morelenbaum.

Obs : O Jaques é um musico super conhecido por sua atuação junto ao grupo de Tom Jobim, como arranjador do Caetano Veloso e no projeto “All this Time” do Sting.

Philippe Baden Powell acaba de gravar um novo disco para o selo japonês Della, sendo o segundo aqui no Japão e recentemente esteve em turnê pelo Brasil/Argentina, encerrando em Berlin.

Radio Shiga by Cleo Oshiro

MENSAGEM QUE O MÚSICO POSTOU NO SEU PERFIL DO FACEBOOK EM RELAÇÃO AO ATENTADO EM PARIS.

Recebi mensagem de vocês todos, amigos queridos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Obrigado por escrever ! Confirmo que meus familiares e amigos franceses estão bem e que não fomos diretamente atingidos por esses eventos que ocorreram. Estes foram de uma violência completamente impensável e sem precedente aqui em Paris. Pelo menos nunca, no que diz respeito a nossa geração, havíamos vivido esse tipo de experiência. Pela primeira vez estamos todos apreensivos e atentos nessa cidade onde até então sempre vivemos com segurança e estabilidade. E olha que não se trata de uma situação de guerra propriamente dita, são atentados terroristas feitos por gente com pouco preparo já que os mortos e feridos representam uma pequena parte das pessoas que estavam nos lugares escolhidos como alvo destes ataques.

Acho que o medo, propriamente dito não faz parte do espiríto francês, ninguém está pensando em deixar a cidade, e eu menos ainda. Nasci aqui e defenderei essa terra e seus valores assim como faria em relação ao Brasil pois sou filho de ambas as terras. Temos sim consciência do perigo que corre pelas ruas e faremos o possível para dissipá-lo à través dos meios que conhecemos e que caracterizam a França ; liberdade de expressão, respeito a vida, abertura de espírito e inteligência !

É importante ressaltar que o Terrorismo é, como disse o ex-primeiro Ministro Dominique de Villepin, uma mão invisível que age no escuro e de forma imprevisível. Será muito difícil vencer uma guerra usando as mesmas armas. Essa guerra é uma guerra de desamor e desinteresse, não hà razão plausível para tais atos a não ser uma extrema e insensata convicção que usa a religião como justificativa. Pessoas prontas pra matar e morrer em nome de Deus, portanto sem nenhuma consciência, são essas que temos de enfrentar.

Não deixem nunca de se informar e de gerar amor a sua volta para que o entendimento e a tolerância prevaleçam sempre !

Philippe Baden Powell

Philippe Baden Powell: Talento internacional sob as luzes de Paris
Philippe Baden Powell: Talento internacional sob as luzes de Paris
Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)