Daniel Siwek: Ator de Os Dez Mandamentos lança álbum autoral. A novela “Os Dez Mandamentos”, sucesso de audiência na TV Record e que encerrou seus capítulos recentemente, revelou vários artistas e um deles é o ator e músico curitibano Daniel Siwek que esta lançando o seu primeiro videoclipe do seu álbum autoral “Entropy Nº1”.

Daniel Siwek 4

Quando estava em um processo de catarse e concepção do seu primeiro trabalho autoral como músico na fria e cinza Curitiba, Daniel Siwek já imaginava que poderia trazer à tona esta imersão a outros horizontes e ainda em meio à sua atuação em uma das mais importantes obras da teledramaturgia nacional. Em paralelo aos bastidores da televisão, das coxias do teatro e da publicidade, Daniel aflora a sensibilidade em melodias impregnadas da simplicidade do cotidiano e dos sentimentos em composições e arranjos que flertam com o folk e caminham lado a lado com o indie.

“Entropy Nº1”, primeiro álbum autoral de Siwek, com composições, letras e produção do próprio músico, é o resultado desse mergulho na alma e na vida cotidiana. O título veio da palavra que deriva do grego e significa desordem, desequilíbrio, mensurando o grau de irreversibilidade de um sistema. Foram dois anos de entropia transformadas em músicas que retratam as dúvidas e acertos, o bem querer, a liberdade do compor e os traços que definem histórias já vividas por muita gente. Com trabalho em inglês e influenciado pelas canções intimistas de Bon Iver, Elliot Smith, passando pelo discreto Sam Beam (Iron & Wine), ao criativo Peter Gabriel, Siwek une-se ao movimento folk rock com seu violão acústico, voz suave e harmônica.

A primeiro single a virar videoclipe foi “At The End”, música que abre o álbum. Segundo o próprio músico: “A música fala do momento em que as coisas acabam. Daquele momento em que não se pode voltar atrás, daquele momento que não há o que fazer a não ser aceitar o destino”. Daniel complementa dizendo: As coisas tem um começo, um meio, e sempre terão um fim. E por mais que choremos, gritemos e queiramos aquilo de volta às nossas mãos, muitas vezes não há o que fazer, a coisa acabou. E tudo que resta é apenas seguir em frente. Todo mundo carrega em si os vazios que a vida deixa dentro da gente”.Daniel Siwek 3

A concepção do clipe partiu dessas reflexões e de reuniões com os Diretores Anésio Junior e Juliana Yurk e o Diretor de Fotografia Felipe Meneguel. Siwek explica que tudo começou com a busca de artifícios que refletissem e ilustrassem esses elementos de extrema ligação e conexão assim como absoluta perda e término. O clipe trata de ilustrar essa ligação, uma conexão das mais reais e das mais fortes que um ser humano pode experimentar. Nada de internet, softwares, gadgets ou essas coisas que estão aí para supostamente facilitar nossa vida. Daniel deixa claro que queria pele, carne, suor, desejo. Algo humano, extremamente humano como o amor. Ainda sobre o vídeo Siwek reflete: “Como seres humanos que somos, temos desejos, sonhos e esperanças de que as coisas vão se concretizar. E nem sempre isso acontece, nem sempre esta sob o controle da nossa vontade. O fim pode chegar de várias formas, não importa qual, mas quando o fim chega sabemos sem sombra de dúvida que ele chegou. Ele esta ali, na nossa frente, nos mostrando que tudo aquilo que antes existia e fazia sentido para nós não existe mais. Agora é o vazio, o silêncio”. É como diz o refrão da música: “At the end of the day, there’s nothing you can say. At the end of the night you just wait for the light”. Siwek finaliza: Dia após dia, é só isso que nos resta. Esperar os dias se passarem para irmos aceitando e lidando com os fins e perdas”.

Daniel Siwek, intérprete durante boa parte de sua vida musical, ele uniu experiências adquiridas nas inúmeras versões gravadas em canais das redes sociais e pocket shows pela cidade natal, Curitiba, para mostrar o que realmente faz de melhor com as palavras; musicá-las. “Eu mesmo não sei rotular o estilo da minha própria música. Eu sempre fui um intérprete. Sempre gostei de pegar músicas conhecidas e transforma-las, dar uma cara diferente pra cada uma delas, e sempre num formato acústico e depois de tantos anos a minha sonoridade começou a aparecer, e então comecei a compor as minhas próprias músicas”.

Daniel Siwek 2A gravação de Entropy Nº1 foi resultado de dois anos de trabalho.

Entropy: do grego entropia, grandeza que mensura o grau de irreversibilidade de um sistema, a desordem. O desequilíbrio definido na física também pode ser percebido em sentimentos aqui traduzidos em plena harmonia pelo ator e músico Daniel Siwek. O termo empresta seu nome ao primeiro CD autoral e traz em suas oito faixas, o que transborda numa melodia cheia de sensações de um universo ímpar e singelo. “Entropy Nº1 é a tradução do que sinto, do que está em mim”, define.

Com uma voz impregnada de melodia, Siwek revela-se com canções em inglês que trazem uma beleza simples do cotidiano e de sentimentos, envoltos em baladas que flertam com o folk e caminham lado a lado com o intimismo indie. Longe de querer classificar seu trabalho, a “música boa” cai bem aos ouvidos e à alma.

Entropy Nº1 trata das dúvidas e acertos, do bem querer, mas também da liberdade do compor, dos traços que definem histórias já vividas por muita gente.

Com influências que remetem a canções intimistas de Bon Iver, Elliot Smith, passando pelo discreto e brilhante Sam Beam (Iron and Wine), ao criativo Peter Gabriel, Siwek une-se ao movimento folk rock com seu violão acústico, voz suave e composições que de tão transparentes ficam repletas de harmonia.

“At the end”, que abre o CD, traz uma balada que aproxima-se do toque, com levadas suaves e pequenas intervenções de piano e violoncelo, dando uma dramaticidade delicada e forte à composição. “At the end of the day/There’s nothing you can say/At the end of the night/You just wait for the light“. O clima pueril não impede que as canções invadam com força cabeça e coração, num constante exercício de perceber a si mesmo, como em “Brings you down”.Daniel Siwek 1

Nem somente melancolia traduz Entropy Nº1. A poesia limpa e simples também pode ser percebida em“Despite what you say”, num movimento claro de passeio, cadenciado com rifes rasgados de guitarra. “Essa canção fala do momento que você decide seguir seu próprio caminho, deixando os medos e dúvidas para trás”.

A forte presença de instrumentos como piano, violoncelo e guitarra, traduz a parceria com instrumentistas de mão cheia, expoentes como o engenheiro de som e violonista flamenco Murillo Da Rós, Lilian Nakahoto (piano), Luís Bourschedit (percussão), Fábio Abu-Jamra (guitarras e violão), Fernando Schubert (baixo) e Laura Budel (violoncelo).

Há em Entropy Nº1 uma tristeza solene e confortável aos ouvidos atentos e que transforma o CD numa única cantiga para embalar qualquer bela história.

Sobre Daniel Siwek

Daniel Siwek que esteve no elenco da novela “Os Dez Mandamentos” interpretando Abiú, sobrinho de Moisés, e que terminou recentemente, também pode conferir o álbum “Entropy Nº1” para escutar e comprar nos sites de streaming mais populares como Apple Music, Deezer e Spotify, além de lojas virtuais como itunes, google play, rdio e muitos outras. Quanto as fãs do ator podem se alegrar, o Daniel vai estar na continuação da novela Os Dez Mandamentos que esta prevista para março de 2016.

Radio Shiga by Cleo Oshiro

Youtube: https://www.youtube.com/user/DanielSiwekMusic

Flyer Daniel Siwek Red

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)