Seki Hamono Matsuri. Festival de cutelaria da cidade de Seki.

A cidade de Seki é localizada no estado de Gifu na região central do Japão. Famosa pela produção dos melhores lâminas desde o século 13 e hoje passou a ser o centro da cutelaria Japonesa.

Seki Hamono matsuri é realizado anualmente no segundo fim de semana de outubro sendo realizado vários eventos no centro da cidade e também uma feira com as barracas de todos os fabricantes de material de corte da cidade de Seki.

No museu do Katana de Seto é realizado uma demonstração do forjamento da espada japonesa (Katana)  por ferreiros artesanais chamados Toushou usando os tradicionais trajes tipicos. Durante a fabricação o metal é aquecido até 1400 graus e modelados com a utilização de enormes martelos.

Os artesãos também trabalham na sua forma moldando de acordo com a caracteristica de cada escola.

Durante o matsuri são exibidos as artes do manuseio com a espada japonesa (Katana) pelos mestres de Iyai.

Foto : Marcelo Hide e Mieko Murai/Radio Shiga

Artigo anteriorFia Fer: nasce uma estrela
Próximo artigoAkimatsuri nos Jinjas (santuários) do Japão
Marcelo Hide
Marcelo Hideyuki Date – Brasileiro, nasceu na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, onde começou a carreira como repórter fotográfico no jornal Oeste Notícias. Ganhou destaque na mídia nacional com a cobertura dos conflitos agrários na região conhecida como Pontal do Paranapanema, realizando trabalhos para os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Jornal da Tarde, além das revistas Veja, Isto É e Época. Foi convidado a trabalhar como free-lancer fixo no jornal O Estado de S. Paulo, em São Paulo, onde ficou por dois anos. Voltou ao interior, trabalhou como editor de fotografia da revista Opção. Mora no Japão desde 2001, no Estado de Aichi, onde realiza trabalhos jornalísticos desde 2012, após obter a credencial internacional de jornalista. É colaborador da mídia de notícias FotosPublicas.com , Jornal Folha de S. Paulo (Folhapress), jornal O Estado de S. Paulo (Agência Estado), revista Nikkey News e o site Japão-online. Seu foco principal é divulgar a cultura e curiosidades do Japão e mostrar o que os brasileiros fazem aqui do outro lado do mundo.