4.3 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  1:25
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Naufrágio nas Filipinas: proprietário do Kim Nirvana será acusado de assassinato

Naufrágio nas Filipinas: proprietário do Kim Nirvana será acusado de assassinato. A polícia das Filipinas apresenta acusação de assassinato contra o proprietário e tripulação do barco que naufragou nas costas de Leyte, matando pelo menos 56 pessoas.

O barco Kim Nirvana estava transportando 173 pessoas, quando naufragou em águas agitadas ao lado do porto de Ormoc na quinta-feira.

Erro humano e superlotação estão sendo investigados como possíveis causas.

Mas relatos dizem que o dono do barco nega a sobrecarregado, enquanto o capitão disse que o navio naufragou porque foi atingido por grandes ondas ao manobrar.

Um total de 19 pessoas foram acusadas, incluindo o proprietário Joge Bong Zarco e Capitão Warren Oliviero, disse o oficial da polícia local Asher Dolina à agência de notícias AFP.

“Eles não tiveram o cuidado, mostrando que houve intenção de matar. Eles foram imprudente propositadamente”, disse ele.

Ele disse que uma investigação inicial mostrou que o barco afundou quando estava fazendo uma curva abrupta.

Assassinato é punível com até 40 anos de prisão nas Filipinas.

O barco estava indo para as ilhas centrais de Camotes, na província de Cebu, ao sudoeste de Leyte, de acordo com relatos da mídia local.

A população das Filipinas conta com serviços de ferry-boat para chegar as suas milhares de ilhas, mas os navios são muitas vezes mal conservados, levando a dezenas de mortes no mar todos os anos.

Fonte: AFP