6.1 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  1:45
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cadeias no Japão oferecem tablets para os seus prisioneiros

A prisão é, de acordo com a lei brasileira, um lugar onde um criminoso vai para ser reabilitado. Ainda que muitos acreditem erroneamente que a nossa lei tenha a punição como fim, tendo em vista as condições execráveis e desumanas na qual submetemos nossa população carcerária. No Japão, um país onde os presos são tratados com mais respeito e que, por consequência, apresentam uma taxa de reincidência menor do que 2% (no Brasil são70%) uma empresa se dedica a criar tablets para detentos, chamado de JP5Mini.

Se o objetivo é tornar estes prisioneiros cidadãos aptos para conviver em sociedade, faz sentido que eles tenham acesso à certos dispositivos que hoje se fazem vitais. A JPay criou um tablet na medida certa, contendo apenas aplicativos limitados e supervisionados pelos responsáveis pela prisão.

Com estes aparelhos, baseados no sistema Android, os detentos terão acesso a uma vasta biblioteca de livros, o aparelho também é capaz de reproduzir filmes e músicas. Apesar de ter Wi-Fi, o tablet não possui um navegador para o livre acesso à internet, no lugar disso existe um pequeno aplicativo onde o preso pode se comunicar através de emails (que são vistoriados antes do envio) com os seus parentes.

Esta não é uma novidade para o sistema carcerário japonês, o tablet da Jpay já está em sua quarta geração e tem se mostrado um absoluto sucesso na resocialização dos detentos, mantendo-os mais próximos do mundo exterior e de suas famílias. O aparelho já se encontra na mão do 60 mil detentos do país.

O JP5mini é muito similar ao seu antecessor, o JP4, ainda que menor. Ele possui uma bateria com vida útil para 35 horas de uso, ele é feito para ser durável e aguentar quedas. Seu processador de dois núcleos promete ser rápido o suficiente para rodar a maioria dos apps nativos com facilidade. O grande problema fica por conta do tamanho da memória, limitada a 50 megas, o que impede que quase qualquer coisa seja salva no aparelho.

Ele também é feito de materiais relativamente macios, tanto para absorver impacto quanto para não servir como arma.

tudo celular

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)