13.2 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  1:18
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Realizado em Shiga-Ken nos dias 4 e 5 de maio o IV Fórum de Educação Brasil Japão 2015

Realizado em Shiga-Ken, Ryou, Parque Kibogaoka Koen, nos dias 4 e 5 de maio o IV Fórum de Educação Brasil Japão 2015., com a participação de autoridades da província de Shiga, do Consulado Geral do Brasil em Nagoya e da Embaixada do Brasil em Tokyo, além de educadores, diretores, mantenedores, pais, crianças e jovens., totalizando mais de 300 participantes inscritos.

-----
Kibogaoka Koen, em Shiga-Ken Ryou

O fórum teve como objetivo os seguintes temas: cidadania, inclusão social e acumulação de capital cultural.

imagem 003
Participantes do IV Fórum de Educação Brasil Japão 2015

Foram discutidos assuntos como a inclusão das escolas brasileira no exterior no PNE (Plano Nacional de Educação) e o reconhecimento dessas escolas no Japão pelo MEXT (Ministério da Educação do Japão) como sendo escolas livres (FREE SCHOOL).

Os temas debatidos durante estes dois dias geraram uma carta aberta que será enviada às autoridades brasileiras e japonesas para que tenham conhecimento das demandas da comunidade brasileira no Japão, a iniciativa do fórum foi vista com bons olhos pelas autoridades brasileiras presentes ao evento

imagem 001
Ivan Carlo Padre Seixas, da Embaixada Brasileira

“Estou aqui em missão da Embaixada Brasileira para, juntamente com toda a organização deste IV Fórum, levar as demandas da comunidade brasileira para que cheguem  aos olhos e ouvidos do governo brasileiro e japonês na medida do possível. A embaixada esta aberta às colocações e demandas da comunidade e enxerga com bons olhos o evento ora realizado e que seja um exemplo para outros seguimentos da nossa comunidade”, disse o Secretario de Comunidades Ivan Carlo Padre Seixas, da Embaixada Brasileira.

imagem 002
Consul Adjunta do Consulado de Nagoya Gabriela Rezende

Os assuntos debatidos, relacionados à educação na comunidade, estão sendo acompanhados pelo governo brasileiro: “Os professores estão cada vez mais organizados e as discussões complexas ldebatidas neste IV fórum mostram que a comunidade está organizada e os acontecimentos e conclusões serão levados ao MEC”. – Consul Adjunta do Consulado de Nagoya Gabriela Rezende.

O evento teve transmissão ao vivo pela Radio Shiga, via internet para que todos os que não puderam vir, acompanhassem os debates.