4.3 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  2:17
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Consulados Itinerantes Tóquio e Nagoia

ITINERANTE EM OIZUMI ESTÁ AGENDADO PARA O DIA 11 DE ABRIL

Bunkamura

O Consulado Itinerante de Oizumi, em Gunma, o segundo a ser realizado em 2015, está agendado para ocorrer no dia 11 de abril, sábado. O local que abrigará o Itinerante será o Oizumi Bunkamura, localizado em Asahi 5-24-1. As senhas serão distribuídas das 9h às 13h.

Além de usufruir dos serviços consulares, os brasileiros poderão assistir a diversas palestras (programação em fase de elaboração), realizadas com o apoio do Banco do Brasil. Haverá ainda orientação psicológica, médica, sobre legislação trabalhista no Japão, sobre empreendedorismo e sobre de Direito de Família no Brasil.

A fim de agilizar o atendimento, aqueles que não estiverem com toda a documentação completa a ser apresentada não poderão retirar as senhas. Não será possível retirar senhas em nome de terceiros. Elas só serão entregues para as pessoas a serem atendidas.

As senhas para atendimento serão distribuídas das 9h às 13h, e o início da chamada ocorrerá a partir das 9h30.

Para facilitar o atendimento, os interessados deverão pagar a taxa consular correspondente aos serviços solicitados antecipadamente – o que pode ser feito nos Correios ou no Banco do Brasil – e levar os formulários devidamente preenchidos com os documentos (originais e cópias) necessários. O Banco do Brasil também poderá receber as taxas no local.

Enquanto esperam a chamada de suas senhas, os brasileiros poderão assistir palestras variadas.

A partir das 9h40 começa o atendimento trabalhista, médico e psicológico, em espaços reservados, para maior privacidade dos interessados. O atendimento sobre Direito de Família no Brasil começa após a palestra da advogada Karen Iwasaki. A administradora de empresas, Ana Claudia, prestará informações sobre empreendedorismo.

O Dr. George Ito fará exames variados (clique aqui para saber mais). A psicóloga Bianca Yamada também estará atendendo no local. O Banco do Brasil oferecerá informações gerais sobre seus produtos e serviços, além de receber solicitações dos mesmos. E a Suzan Mudanças fará cópias gratuitas aos consulentes.

ATENÇÃO:

– Veja a tabela com os valores das taxas aqui. Aqueles que derem entrada em passaportes ou segundas vias no Itinerante, necessitam apresentar a taxa já com os novos valores.
As senhas serão distribuídas somente até as 13h. Depois deste horário, o Itinerante só funciona para o atendimento daqueles que retiraram a senha.

– Aos que pretendem solicitar retirada de documentos (atestados, procurações, etc.), o processamento será mais rápido se o interessado preencher os formulários e enviar a documentação exigida antecipadamente ao Consulado. Não é possível retirar documentos sem o envio dos dados e documentação necessária.

CICLO DE PALESTRAS (em programação)

10h às 10h10: Abertura do Consulado Itinerante pelo vice-Cônsul Vinicius Betsur Alvarenga Fernandes. Apresentação dos palestrantes.

10h10 às 10h30: Palavras dos(as) voluntários(as) Ana Claudia Bittar sobre empreendedorismo; Bianca Yamada sobre orientação psicológica; Cristina Iwai sobre problemas trabalhistas; Dr. George Ito sobre orientação médica e exames; e Karen Iwasaki sobre Direito de Família no Brasil.

10h30 às 10h40: Palestra sobre planejamento financeiro familiar e poupança, pelo Gerente Administrativo da Subagência Gotanda do Banco do Brasil, Marcelo Ishida.

10h40 às 10h50: Palestra sobre curso de Língua Japonesa para o trabalho, por funcionário da Jice (Centro de Cooperação Internacional do Japão).

10h50 às 11h: Palestra sobre o Curso de Mecânica da Toyota, pelo instrutor do curso Cesar Okabe.

ATENDIMENTO CONSULAR

– Alistamento militar, atestado de antecedentes criminais, autenticação de cópias, autenticação de documentos escolares, autorização de viagem de menor, bitributação, CPF, FGTS, legalização de documentos e reconhecimento de firma: legalizacao.cgtoquio@itamaraty.gov.br.

– Atestado de nacionalidade, atestado de residência, atestado de vida, declaração consular de estado civil, emancipação, escritura pública de declaração de união estável e procuração pública:procuracao.cgtoquio@itamaraty.gov.br.

Registro de casamento, registro de nascimento, registro de óbito:registrocivil.cgtoquio@itamaraty.gov.br .

Verifique com atenção a lista de documentos requeridos para cada serviço:

PASSAPORTE

Para maior de 18 anos

Para menor de 18 anos

ATENÇÃO: O prazo de processamento dos passaportes solicitados no Consulado Itinerante é de, no máximo, 30 diasO passaporte não será emitido no mesmo dia, assim como o título de eleitor e o certificado de alistamento militar. Os pedidos serão coletados e processados na sede do Consulado em Tóquio.

ALISTAMENTO MILITAR

ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS

ATESTADO DE RESIDÊNCIA

ATESTADO DE VIDA

AUTENTICAÇÃO DE CÓPIAS

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM DO MENOR DE IDADE

REGISTRO DE CASAMENTO

AGENDAMENTO DE CASAMENTO NO CONSULADO

CPF

DECLARAÇÃO DE ESTADO CIVIL

EMANCIPAÇÃO

UNIÃO ESTÁVEL

FGTS

AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES

BITRIBUTAÇÃO

LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

RECONHECIMENTO DE FIRMA

REGISTRO DE NASCIMENTO

REGISTRO DE ÓBITO

PROCURAÇÃO PÚBLICA

REVOGAÇÃO DE PROCURAÇÃO PÚBLICA

SEGUNDA VIA DE CERTIDÕES CONSULARES

SEGUNDA VIA DE PROCURAÇÃO

TÍTULO DE ELEITOR

Confira o calendário de Itinerantes:

CALENDÁRIO DE ITINERANTES – 2015

ABRIL

11 de abril, Oizumi, Gunma

Local: Oizumi Bunkamura

Endereço: Oizumi-machi, Asahi 5-24-1

MAIO

16 de maio, Honjo, Saitama

Local: Honjo Chuo Kominkan

Endereço: Kitabori 1422

JULHO

11 de julho, Iida, Nagano

Local: Iida Kanae Bunka Center

Endereço: Kanae Nakahira 1.339-5

AGOSTO

1 de agosto, Moka, Tochigi

Local: Ninomiya Community Center

Endereço: Ishijima 893-15

22 de agosto, Nagaoka, Niigata

Local: Nagaoka Shimin Kokusai

Endereço: Koryu Center, Otedori 2-2-6

OUTUBRO

3 de outubro, Ueda, Nagano

Local: Maruko Bunka Kaikan

Endereço: Kamimaruko 1488

NOVEMBRO

7 de novembro, Minami Alps, Yamanashi

Local: Wakakusa Shogai Gakushu Center

Endereço: Terabe 725-1

28 de novembro, Joso, Ibaraki

Local: Shogai Gakushu Center

Endereço: Mitsukaido, Tenman-cho 4.684

Consulado Geral Tóquio

CONSULADOS ITINERANTES/VOLANTES

Para conferir o calendário de consulados Itinerantes a serem realizados neste ano, clique aqui. Os detalhes de cada um deles são divulgados com antecedência, em geral, de um mês. Antes de comparecer a um consulado itinerante, não deixe de verificar as informações relativas ao serviço que deseja solicitar.

Para solicitar procurações públicas e realizar registros de nascimento ou casamento e ainda alistamento militar ou eleitoral, pedimos que adiante sua solicitação por correio, enviando cópia dos documentos necessários ao Consulado-Geral do Brasil em Nagoia. Recebida a documentação no Consulado, após análise, você receberá confirmação por hagaki para comparecer ao itinerante com os documentos originais, e terá prioridade no atendimento. Assim, você garante atendimento e diminui sua espera.

MAIO – 09 e 10, em TSU (Mie) – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: Fundação Internacional de Mie

JUNHO – 20 e 21, em TAKAOKA (Toyama) – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: Wing Wing Takaoka

JULHO – 11 e 12 em KONAN (Shiga) – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: Sun Life Kosei

SETEMBRO 5 e 6, em KOBE (Hyogo) – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: Sede da NPO CBK, no Museu de Emigração de Kobe

SETEMBRO 17 – VOLANTE em TOYOHASHI – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: Associação Internacional de Toyohashi
Toyohashi-shi, Eki-mae Oodori 2-33-1, Kaihatsu Bldg 3F (Prédio Paseo)

OUTUBRO 3 e 4, em IZUMO (Shimane) – AGUARDANDO CONFIRMAÇÃO
Local: a ser definido

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)