Vou levantar um tema polêmico sobre a questão dos vistos para yonseis. Como voltou a aparecer esta questão e parece que foi feito um pedido para o governo japonês não dá para ficar quieta. Essa não é a primeira tentativa. Em 2012 foi inaugurado o Centro de visto japonês. Fui logo verificar como funcionava. E na época para minha GRANDE surpresa estava escrito em tipos de visto, tinha os dois itens abaixo:

Yonsei sem Certificado de eligibilidade
Yonsei com Certificado de eligibilidade

Bom como não soube que havia tido qualquer alteração, em primeiro momento fui verificar se tinha mudado a Lei para permitir a vinda de yonseis como indicava os itens acima mencionados. Bom, para a minha surpresa maior, foi confirmado que NADA tinha mudado.

Então pensei, como podiam dar um visto de yonsei se não havia um lei que permitia isso. Mas no site da época do Centro de Visto Japonês, dizia que sim.

Depois de muito perguntar e verificar, fiquei MUITO perplexa no item do mesmo site que dizia:

Taxa de Visto do Centro de Visto Japonês
A taxa de prestação de serviço do Centro de Visto Japonês é de, R$140.00
Favor efetuar o pagamento junto com a taxa do visto no ato da solicitação.
Alem disso , devolveremos a taxa de visto(R$ 65.00) em casos de não emissão do visto de acordo com o resultado da análise do Consulado Geral do Japão em São Paulo, mas a taxa referente ao serviço do Centro de Visto Japonês não pode ser devolvida.Solicitamos a compreensão.

Ora, ora… se a lei não permitia que se emitia vistos de yonseis, mas existia a possibilidade de dar entrada, mas acredito que logicamente não seria emitido pois era e continua INEXISTENTE este tipo de visto, fiquei pensando o que poderia acontecer.

Pessoas dando entrada de pedido de visto para yonsei e PAGANDO 140 reais.
O pedido seria enviado para o consulado que iriam analisar.
Muito PROVAVELMENTE seria negado porque NÃO EXISTE esse visto para início de conversa.
A pessoa ia receber a resposta de visto NEGADO e receber de volta dos 140 que pagou, somente os 65 pela NÃO Emissão. Logo este centro ficaria com 75 referente ao serviço do Centro de Visto Japonês.

Acho que o governo brasileiro foi rápido pedindo esclarecimentos sobre esta questão e no mesmo dia que eu comecei as perguntas o site foi alterado. No mínimo MUITO estranho. Será que EU que estou sendo maldosa?

E agora membros dessa comissão de 323 pessoas que vieram participar da Conferencia em Sendai fazer pedido de yonseis, não sei quem é que realmente está querendo fazer.

Gostaria de saber do posicionamento do Governo Brasileiro quanto a isso. Se é agora política do Brasil enviar descendentes de brasileiros para o exterior para trabalhar em fábricas. Que carreira? QUe formação?

Mas volto a enfatizar que não sou contra a liberdade das pessoas de ir e vir, mas sem política migratória que resolva de vez a raiz dos problemas de contratação de estrangeiros no Japão, não dá para ser conivente com isso.

Como analisar isto??

Abaixo as screens da época

Antes_da_alteração-_yonsei_Sobre_o_visto___Centro_de_V isto_Japonês_(CVJ)___JBAC

 

Antes_da_alteração-Informações_do_Centro_de_Visto_  Japonês _ Informações do Centro de Visto Japonês _ C entro_de_Visto_Japonês_(CVJ)___JBAC

 

by Lilian Terumi Hatano